O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) bateu o martelo sobre o processo de antecipação do 13º salário para os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Este é um tema que preocupa muitos brasileiros no momento.
Segundo membros do Ministério da Fazenda, o governo federal já está se preparando para adiantar o pagamento do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS.
Em caso de confirmação oficial, esta será a sexta vez consecutiva que o pagamento ocorre no primeiro semestre, um movimento que visa dar um impulso à economia. Antes desse período, os repasses eram liberados apenas no final do ano.
Em entrevista, o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, comentou sobre a expectativa de que o governo autorize o adiantamento, com duas possíveis janelas para a antecipação:
Em regra geral, a antecipação do 13º salário não representa um gasto adicional para o governo, pois os valores já seriam pagos ao longo do ano, mas a medida ajuda a movimentar a economia antes do fim do exercício fiscal.
O pagamento do 13º para os segurados do INSS ocorre em duas parcelas, assim como para os trabalhadores ativos. A primeira parcela deve ser paga até novembro, e a segunda até o final de dezembro.
Em todos os casos, não é preciso se preocupar com qualquer tipo de solicitação. Caso o governo federal decida antecipar o saldo, os repasses serão feitos de maneira automática na mesma conta em que o segurado está acostumado a receber os valores regulares.
A prática de adiantar o 13º do INSS não é nova. Durante os governos do PT, o adiantamento se tornou uma rotina, sendo formalizado por decreto.
Já no governo de Jair Bolsonaro (PL), a medida passou a ser feita por meio de Medida Provisória (MP), com parcelas pagas em agosto e novembro. Durante a pandemia de Covid-19, em 2020, o pagamento foi antecipado para o primeiro semestre, o que foi repetido nos anos seguintes, 2021 e 2022, para impulsionar a economia em tempos difíceis.
Assim, pode-se dizer que, de um jeito ou de outro, a prática de antecipar o 13º salário é um ponto de concordância entre os governos de Lula e Bolsonaro.
O adiantamento do 13º no INSS afeta os segurados de acordo com o final do número do benefício. Quem recebe até um salário mínimo costuma receber primeiro, seguido daqueles que ganham acima do mínimo até o teto do INSS.
Com a expectativa de uma nova antecipação, aposentados e pensionistas podem contar com a chegada do benefício mais cedo, aliviando o orçamento no meio do ano.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou na última terça-feira (25) os pagamentos de aposentadorias, pensões e outros benefícios relativos ao mês de março.
Assim como aconteceu nos meses anteriores, os pagamentos seguem um calendário escalonado até o dia 7 de abril. O cidadão precisa se basear no final do seu cartão do benefício, desconsiderando o que vem depois do dígito verificador, para saber quando vai poder receber o saldo em sua conta.
Assim, para saber em qual grupo você se encaixa, basta verificar o número disposto antes do dígito verificador no cartão do benefício.
Abaixo, você pode conferir o calendário de pagamentos do INSS para as pessoas que recebem R$ 1.518 por mês.
Agora, você pode conferir o calendário de pagamentos para as pessoas que recebem qualquer valor acima do piso previdenciário nacional, ou seja, acima de R$ 1.518.
Em meio à correria do dia a dia, enviar frases de boa noite para amigos é uma forma simples e…
A busca por segurança financeira leva muitos brasileiros a questionar se a contribuição ao INSS será suficiente para manter o…
Nos últimos anos, as novelas turcas conhecidas como "dizis" se tornaram fenômenos de audiência no mundo todo. Com enredos envolventes,…
Setembro está chegando com novidades para quem depende do Bolsa Família! O calendário do Bolsa Família 2025 já está disponível…
penteado com lenço conquistou espaço definitivo entre as tendências de beleza em 2025. Prático, versátil e cheio de personalidade, o…
O Nubank trouxe uma novidade que promete facilitar a vida financeira de muitos brasileiros: o parcelamento de boletos diretamente pelo…