Como fortalecer a imunidade de forma natural e segura
Cuide do seu corpo sem precisar recorrer aos químicos agressivos aos 50 anos.

Você tem notado uma gripe frequente e sem explicação? Ou já percebeu que leva mais tempo para se recuperar de um simples resfriado? Saiba que isso pode ter relação com o seu sistema imunológico, que é responsável por defender seu corpo contra os agentes infecciosos, como vírus e bactérias que causam muitas doenças.
Talvez agora você esteja se perguntando “mas como posso cuidar mais do meu sistema imune?”, não se preocupe! Como biomédica eu vou te oferecer soluções naturais e seguras para fortalecer sua imunidade e melhorar sua saúde.
Por que sua imunidade enfraquece aos 50 anos?
Com o corpo envelhecendo, o nosso organismo passa por mudanças naturais. A imunidade fica um pouco mais lenta e por isso, é importante dobrar os cuidados com a saúde.
A imunidade é nossa linha de defesa, e é formada por células e substâncias que reconhecem os agentes invasores. Alguns fatores podem enfraquecer a imunidade nessa fase da vida, como:
- Má alimentação
- Sono desregulado
- Vacinação desatualizada
- Estresse constante
- Sedentarismo
- Falta de hidratação
- Falta de vitaminas e minerais importantes
Com tudo isso bagunçado, seu sistema imunológico sofre, e acaba perdendo sua capacidade de lutar contra aquele simples resfriado que quando jovem, parecia inocente.
Dicas para fortalecer seu sistema imunológico
Você não precisa de soluções complicadas ou milagrosas. Com um pouco de ajuste na sua rotina, você consegue obter todos os resultados dessas práticas:
1. Alimentação colorida
Mantenha o seu prato rico em frutas, legumes, verduras, cereais integrais, castanhas e sementes. Alimentos como laranja, brócolis, cenoura, espinafre, gengibre, alho e iogurtes naturais ajudam muito a fortalecer sua imunidade.
Prefira proteínas magras como peixes, ovos e frango. Faça uma lista de comidas ricas em ferro, selênio, zinco vitamina C e vitamina D.
2. Luz solar
Para reposição natural de vitamina D, se exponha no sol com segurança pelo menos 15 minutos por dia antes das 10 horas da manhã ou após as 16 horas. A vitamina D é muito importante aos 50 anos.
Veja também no Idosos Brasil, sobre os riscos da vitamina D baixa.
3. Boa noite de sono
Durante a noite, o seu organismo se recupera e regula os hormônios que são importantes para o sistema imunológico.
Procure dormir entre 7 e 8 horas de sono toda noite, e mantenha um cronograma para dormir e acordar todos os dias no mesmo horário.
4. Controle seu estresse
Dizer não em situações de estresse pode transformar sua imunidade. Procure atividades que tragam prazer e tranquilidade, como ler livros, ouvir músicas, pedalar, artesanato ou jardinagem. A técnica de respiração também ajuda bastante.
5. Atualize sua caderneta de vacinas
Qual foi a última vez que você compareceu em um posto de saúde para manter suas vacinas atualizadas? A vacina não é só para crianças!
Depois dos 50, é uma forma eficaz de fortalecer o sistema imunológico de diversas doenças contra tétano, pneumonia, gripe e outras que podem afetar ainda mais nessa idade.
O governo sempre faz campanhas para conscientizar a população para os benefícios da vacinação, fique de olho nas notícias sobre saúde e, se possível, procure o posto de saúde mais próximo.
6. Se hidrate
A água ajuda a eliminar toxinas e mantém as células funcionando bem. Beba em média, de 1,5 a 2 litros de água por dia. Chás naturais também são bons, como chá de hortelã, camomila ou erva doce.
Imagem: Freepik
7. Faça exercícios
Os exercícios físicos mantêm seu corpo ativo melhorando a circulação, ajudando seu metabolismo e estimula a produção das células de defesa.
Escolha uma atividade que você se sinta confortável como caminhadas, natação, musculação, alongamentos ou dança. Faça pelo menos 3 vezes na semana durante 30 minutos. O importante é fazer sempre.
Quando recorrer ao uso de suplementos?
Em alguns casos, mesmo com uma boa alimentação e estilo de vida saudável, o seu corpo pode precisar de reforço. A suplementação pode ser útil, especialmente em situações de carências de nutrientes como a vitamina D, vitamina C e zinco.
Mas, nesse caso, nada de se automedicar. É importante procurar um médico para que ele prescreva um suplemento adequado às suas necessidades, analisando seus exames e sintomas, já que isso pode variar de pessoa para pessoa.
Imagem: Freepik
Fortaleça agora mesmo seu sistema imunológico
Cuidar da sua imunidade é um ato de carinho diário com você mesmo. Com mudanças simples nos seus hábitos e atenção aos sinais do seu corpo, é possível viver com mais disposição, saúde e bem-estar mesmo com o passar dos anos.
Encaixe aos poucos essas dicas na sua vida e adquira os benefícios ao longo prazo. Cuide de você e fortaleça o seu sistema imunológico com gentileza e atenção!
Dra. Quézia Andrade CRBM 17394
Biomédica| Especialista em Saúde Pública
Redatora de conteúdos de nutrição, saúde e bem-estar do grupo Sena online.