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Como ensinar idosos a mexer em smartphones e tablets? 5 dicas fáceis

Como ensinar idosos a tirar o máximo proveito de smartphones e tablets

Na era digital atual, o domínio de tecnologias móveis é quase indispensável para a participação ativa na sociedade moderna. Para idosos, essa habilidade vai além da mera conveniência – ela representa autonomia, conexão social e acesso a recursos fundamentais.

O uso de dispositivos móveis permite que idosos mantenham contato frequente com familiares e amigos, combatendo o isolamento social e fortalecendo laços afetivos. Além disso, aplicativos específicos podem auxiliar no monitoramento da saúde, no agendamento de consultas médicas e até mesmo na realização de compras online, reduzindo a necessidade de deslocamentos físicos que podem ser desafiadores.

Ademais, o processo de aprendizado em si é benéfico, estimulando a mente e a curiosidade dos idosos. Adquirir novas habilidades tecnológicas pode proporcionar um senso de conquista e autoconfiança, aspectos cruciais para uma velhice saudável e ativa.

Preparando o terreno: configurações iniciais para idosos

Antes de introduzir um idoso ao mundo dos dispositivos móveis, é fundamental realizar algumas configurações prévias que facilitarão a acessibilidade e a segurança durante o uso. Essas etapas incluem:

Ajustes de acessibilidade para Idosos

  • Aumentar o tamanho do texto e dos ícones: Muitos idosos enfrentam desafios visuais, tornando essencial o ajuste do tamanho da fonte e dos ícones para melhorar a legibilidade.
  • Ativar recursos de alto contraste: Configurações de alto contraste podem tornar o conteúdo da tela mais nítido e fácil de distinguir, especialmente para aqueles com baixa visão.
  • Habilitar comandos de voz: Recursos de comando de voz podem ser úteis para idosos com dificuldades motoras ou cognitivas, permitindo-lhes interagir com o dispositivo através de instruções verbais.

Configurações de segurança para Idosos

  • Definir uma senha ou padrão de desbloqueio: Proteger o dispositivo com uma senha ou padrão de desbloqueio simples, mas seguro, é crucial para evitar acessos indesejados e proteger informações pessoais.
  • Ativar o recurso de localização: Esse recurso pode ser valioso em situações de emergência, permitindo que familiares ou serviços de assistência localizem o idoso, se necessário.
  • Instalar um antivírus confiável: Um software antivírus atualizado ajudará a proteger o dispositivo contra ameaças cibernéticas, como malwares e vírus.

Ensinando os fundamentos para os idosos

Ao iniciar o processo de ensino, é importante adotar uma abordagem paciente e prática, evitando jargões técnicos complexos que possam confundir ou desanimar os idosos. Comece apresentando os componentes básicos do dispositivo, como botões de ligar/desligar, tela sensível ao toque, câmera e teclado virtual.

Em seguida, auxilie na configuração do idioma, conexão Wi-Fi e ajuste de brilho e volume. Demonstre como ativar o modo silencioso e ensine a criar uma senha de proteção para a tela inicial. Essas etapas básicas são fundamentais para que os idosos possam utilizar o dispositivo com confiança e segurança.

Baixando aplicativos úteis para dia a dia dos idosos

Uma vez familiarizados com os controles essenciais, mostre aos idosos como baixar aplicativos nas lojas oficiais dos sistemas operacionais (Android ou iOS). Apresente opções úteis, como:

  • Redes sociais: Aplicativos como WhatsApp, Facebook e Instagram podem facilitar a comunicação com familiares e amigos, mantendo-os socialmente conectados.
  • Aplicativos bancários: Esses aplicativos permitem o acesso remoto a serviços bancários, como consulta de saldo, pagamento de contas e transferências, reduzindo a necessidade de visitas presenciais às agências.
  • Navegadores e mecanismos de busca: Ferramentas como o Google Chrome ou o Safari oferecem acesso a uma vasta gama de informações e recursos online, desde notícias até entretenimento.
  • Aplicativos de saúde: Existem opções que permitem o monitoramento de sinais vitais, o agendamento de consultas médicas e até mesmo o acompanhamento de medicações.

Incentive os idosos a explorar e baixar os aplicativos que melhor atendam às suas necessidades e interesses individuais.

Ensinando aos idosos tarefas específicas: exemplos práticos

Além das habilidades básicas, é importante ensinar aos idosos como realizar tarefas específicas em seus dispositivos móveis. Aqui estão alguns exemplos práticos:

Realizando chamadas de voz e vídeo

Ensine aos idosos como realizar chamadas de voz e vídeo, tanto pelo recurso convencional da operadora quanto por aplicativos como o WhatsApp. Explique a importância de manter o contato regular com entes queridos e como essas ferramentas podem facilitar essa conexão.

Cadastrando e usando o Pix

O Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, é uma ferramenta valiosa para idosos realizarem transferências financeiras de forma rápida e segura. Explique o conceito de chaves Pix e demonstre como cadastrá-las no aplicativo do banco. Em seguida, ensine como realizar transações Pix, destacando as vantagens de praticidade e segurança.

Pesquisando no Google

O Google é uma poderosa ferramenta de busca que pode auxiliar os idosos a encontrar informações sobre diversos tópicos de interesse. Ensine-os a digitar perguntas ou palavras-chave relacionadas ao que desejam encontrar e a interpretar os resultados de pesquisa. Destaque a importância de verificar a credibilidade das fontes e alertá-los sobre possíveis sites maliciosos ou solicitações de informações pessoais.

Acessando sites e aplicativos governamentais

Muitos serviços e benefícios governamentais estão disponíveis online, como o Meu INSS, Gov.br, Portal e-CAC e CadÚnico. Explique a importância desses portais e baixe os aplicativos correspondentes, deixando-os em locais de fácil acesso no dispositivo. Se preferível, mostre como acessar os sites diretamente através do navegador, digitando o endereço na barra de busca.

5 Dicas para facilitar o aprendizado de idosos

Embora o processo de ensino possa ser desafiador, existem estratégias que podem facilitar o aprendizado de idosos no uso de dispositivos móveis:

1. Cultive paciência e empatia

Lembre-se de que aprender algo novo pode ser intimidante, especialmente para quem não cresceu imerso em tecnologia. Idosos podem precisar de mais tempo para absorver informações e desenvolver habilidades com dispositivos digitais. Mostre empatia, encoraje-os constantemente e celebre cada pequeno progresso para mantê-los motivados.

2. Use uma linguagem simples e análogos práticos

Evite jargões técnicos e termos complicados que possam confundir ou desanimar. Opte por uma linguagem simples e direta, utilizando analogias e exemplos práticos do cotidiano dos idosos para explicar como os aplicativos e recursos funcionam.

3. Destaque os benefícios

É essencial que os idosos entendam não apenas como usar uma tecnologia, mas também por que usá-la. Explique claramente os benefícios de cada aplicativo ou site, como a economia de tempo e esforço, a comunicação facilitada com a família e amigos, e o acesso a recursos essenciais.

Dicas práticas e acessíveis: como ensinar idosos a tirar o máximo proveito de smartphones e tablets
Dicas práticas e acessíveis: como ensinar idosos a tirar o máximo proveito de smartphones e tablets.
Imagem: Freepik

4. Incentive a prática e forneça materiais de apoio

Repetir informações e fazer anotações durante as sessões de aprendizado pode ser útil para consolidar o conhecimento. Forneça aos idosos notas simples ou guias passo a passo que eles possam consultar independentemente, incentivando-os a praticar de forma autônoma e aumentando sua confiança no uso da tecnologia.

5. Enfatize a segurança online

A segurança online é uma preocupação crescente, especialmente para os idosos, que podem ser alvos mais fáceis para golpistas. Eduque-os sobre os diferentes tipos de fraudes online, como phishing, golpes de suporte técnico e ofertas falsas. Mostre exemplos de mensagens suspeitas e ensine como verificar a autenticidade de e-mails e mensagens. Instrua-os a nunca compartilhar informações pessoais, como senhas ou números de cartões de crédito, sem verificar a legitimidade do pedido.

Karolayne Santos

Graduada em Pedagogia - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Especialista em Alfabetização e Letramento - Faculdade Metropolitana

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