Você já percebeu que ao chegar na terceira idade um dos primeiros sinais do envelhecimento é as famosas rugas? Um aspecto mais flácido e linhas mais marcadas. E então você se pergunta “será que estou envelhecendo tão rápido assim?”. Calma! O grande vilão ( ou herói quando bem cuidado) é ele: o colágeno.
Nessa idade, o corpo sofre alterações constantes, incluindo a perda natural do colágeno, que é uma uma proteína importante para dar sustentação à pele. Mas o que realmente funciona para a pele aos 50 anos?
Sou biomédica e hoje, vamos entender melhor sobre os mistérios por traz da suplementação de colágeno, e muitos mais. Continue sua leitura e descubra!
O colágeno nada mais é do que uma proteína fundamental para garantir firmeza, elasticidade, proteção das articulações, cabelos, unhas e cartilagens e é produzido naturalmente pelo nosso corpo. Mas o colágeno também pode ser encontrado em alimentos como gelatina, carne, e em cremes e suplementos. Ele representa cerca de 35% do total de proteína do organismo.
A produção natural do colágeno começa a diminuir a partir dos 25 a 30 anos, mas essa queda se acelera após os 50, principalmente nas mulheres, devido às alterações hormonais e à menopausa. O que resulta em uma pele menos rígida e mais elástica.
O Colágeno é composto por várias outras proteínas que, quando se juntam, formam o colágeno especifico para cada região do corpo. Existem mais de 28 tipos de colágeno, mas hoje vamos conhecer o principal para a pele aos 50 anos: O colágeno tipo I.
Ele é o mais comum e abundante, encontrado em todos os tecidos conjuntivos do corpo humano como pele, tendões, cabelos, unhas, ossos, dentes, articulações, córnea, vasos sanguíneo e cartilagens. Também é um componente importante da matriz extracelular, responsável por fornecer suporte estrutural e garantir interação entre as células, mantendo a integridade dos tecidos.
Será que tomar colágeno em pó ou em cápsulas realmente faz efeito? A eficácia depende de vários fatores, incluindo a dosagem, a frequência de uso, os hábitos e saúde em geral de quem está consumindo. Estudos mostram que o colágeno hidrolisado em peptídeos (uma forma “quebrada” que facilita a absorção)pode ajudar na melhora da elasticidade da pele, hidratação e redução de rugas.
Existem alguns estudos por sua vez, que questionam. Embora exista evidência cientifica para o uso do colágeno, é necessário mais pesquisas para o consumo a longo prazo.
Se você está pensando em aderir à suplementação não se esqueça: O consumo deve ser realizado somente sob orientação profissional. O ideal é marcar uma consulta com a dermatologista para avaliar melhor o seu caso.
Como citado anteriormente, existem tipos de colágeno que podem ser adquiridos através de alimentos ou produtos como cremes e suplementos. Nem todos os produtos são iguais; procure aqueles válidos pela ANVISA ( Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Outra forma é uma alimentação rica em vitamina C, que ajuda muito na síntese de colágeno. Os principais alimentos que ajudam seu corpo a produzir colágeno são:
Dica da biomédica: Monte um prato colorido, variado e nutritivo. Faça uma lista dos quais você mais gosta e tente equilibrar com os que menos gosta, montando um cronograma de horários das refeições. E mantenha uma hidratação constante; beber água contribui para o bom funcionamento das células. Assim, você dará ao seu corpo uma dose extra de colágeno todos os dias.
Para mais dicas de nutrição, veja no Idosos Brasil, cardápios para uma boa alimentação aos 50 anos.
Com a tecnologia avançada, surgem muitos procedimentos estéticos que repõem colágeno e oferecem mais suspenção à pele. Ter uma pele bem esticada e livre dos “pés de galinha” é o que todo mundo sonha, não é mesmo?
Se você quer ir além da alimentação, existem opções validadas e eficazes:
Envelhecer faz parte da vida, mas cuidar da pele aos 50 anos é uma escolha de amor próprio. Não existe milagres, existe ciência, boa alimentação, rotina de cuidados e quando necessário, procure a ajuda de bons profissionais.
Sua pele é o reflexo de como você cuida de si, por dentro e por fora!
Dra. Quézia Andrade
Biomédica| Especialista em nutrição e saúde do grupo Sena Online.
Em meio à correria do dia a dia, enviar frases de boa noite para amigos é uma forma simples e…
A busca por segurança financeira leva muitos brasileiros a questionar se a contribuição ao INSS será suficiente para manter o…
Nos últimos anos, as novelas turcas conhecidas como "dizis" se tornaram fenômenos de audiência no mundo todo. Com enredos envolventes,…
Setembro está chegando com novidades para quem depende do Bolsa Família! O calendário do Bolsa Família 2025 já está disponível…
penteado com lenço conquistou espaço definitivo entre as tendências de beleza em 2025. Prático, versátil e cheio de personalidade, o…
O Nubank trouxe uma novidade que promete facilitar a vida financeira de muitos brasileiros: o parcelamento de boletos diretamente pelo…