O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi fez um alerta sobre golpes que estão envolvendo aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O chefe da pasta previdenciária fez o alerta durante entrevista nessa quinta-feira (30).
Segundo Lupi, muitos beneficiários estão assinando procurações sem entender completamente as consequências, o que permite que terceiros administrem os seus benefícios.
O resultado desse movimento é catastrófico: os segurados podem perder parte ou até mesmo todo o valor recebido na aposentadoria. Além disso, eles também sofrem com empréstimos contratados em seus nomes sem qualquer tipo de consentimento.
O ministro Carlos Lupi explicou que pessoas mal intencionadas estariam usando as procurações para desviar dinheiro dos aposentados. Em alguns casos, intermediários chegam a cobrar até 40% do valor do benefício atrasado.
Muitos desses beneficiários acabam desconhecendo completamente os contratos, e só descobrem que foram vítimas de um golpe quando o dinheiro já foi completamente retirado
Na entrevista, Carlos Lupi deu uma série de dicas para que os aposentados do INSS não caiam nesse tipo de golpe. Veja algumas delas:
O ministro destacou que, muitas vezes, os aposentados são enganados por falsos profissionais. Advogados sérios costumam cobrar percentuais muito menores, como algo entre 10% e 20%.
Os golpistas, por outro lado, acabam cobrando percentuais muito maiores como 30% e 40% dos valores atrasados.
Esses fraudadores se passam por advogados e convencem os idosos a assinar documentos que os tornam responsáveis por toda a movimentação financeira do benefício.
A partir deste mês de janeiro, os benefícios do INSS são pagos com os valores reajustados. O patamar mínimo passou a ser de R$ 1.518, que é o mesmo valor do salário mínimo. Trata-se de aumento um pouco mais de 7,5%.
Já o patamar máximo passou para R$ 8.157,41. Esse valor corresponde a um aumento de 4,5% em relação ao que se registrava ano passado, e leva em consideração o patamar da inflação medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Qualquer segurado do INSS já pode consultar os valores que serão depositados em sua conta nesse mês de janeiro. Para tanto, não é preciso sair de casa. Basta seguir o passo a passo abaixo:
Se você concorda com o valor que está disposto no site ou aplicativo do Meu INSS, não há mais nada o que fazer. Nesse caso, basta esperar para que o saldo seja depositado em sua conta na data planejada.
Mas caso você perceba a presença de algum erro ou desconto indevido no seu benefício, é importante tomar as seguintes providências:
O Auxílio Gás 2025 chega com uma proposta inovadora e mais abrangente, prometendo beneficiar quase 16 milhões de famílias brasileiras.…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (27 de agosto de 2025) o decreto que oficializa a…
Em meio à correria do dia a dia, enviar frases de boa noite para amigos é uma forma simples e…
A busca por segurança financeira leva muitos brasileiros a questionar se a contribuição ao INSS será suficiente para manter o…
Nos últimos anos, as novelas turcas conhecidas como "dizis" se tornaram fenômenos de audiência no mundo todo. Com enredos envolventes,…
Setembro está chegando com novidades para quem depende do Bolsa Família! O calendário do Bolsa Família 2025 já está disponível…