INSS

Chamado de emergĂȘncia: ministro revela nova armadilha contra aposentados do INSS

Em entrevista, ministro da PrevidĂȘncia fez alerta sobre novo golpe envolvendo aposentados

O ministro da PrevidĂȘncia Social, Carlos Lupi fez um alerta sobre golpes que estĂŁo envolvendo aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O chefe da pasta previdenciĂĄria fez o alerta durante entrevista nessa quinta-feira (30).

Segundo Lupi, muitos beneficiĂĄrios estĂŁo assinando procuraçÔes sem entender completamente as consequĂȘncias, o que permite que terceiros administrem os seus benefĂ­cios.

O resultado desse movimento é catastrófico: os segurados podem perder parte ou até mesmo todo o valor recebido na aposentadoria. Além disso, eles também sofrem com empréstimos contratados em seus nomes sem qualquer tipo de consentimento.

O perigo das procuraçÔes do INSS

O ministro Carlos Lupi explicou que pessoas mal intencionadas estariam usando as procuraçÔes para desviar dinheiro dos aposentados. Em alguns casos, intermediårios chegam a cobrar até 40% do valor do benefício atrasado.

Muitos desses beneficiĂĄrios acabam desconhecendo completamente os contratos, e sĂł descobrem que foram vĂ­timas de um golpe quando o dinheiro jĂĄ foi completamente retirado

Qual é a recomendação do ministro

Na entrevista, Carlos Lupi deu uma série de dicas para que os aposentados do INSS não caiam nesse tipo de golpe. Veja algumas delas:

  • Acesse exclusivamente o site Meu INSS (meu.inss.gov.br).
  • Evite intermediĂĄrios e procure alguĂ©m de confiança, como um familiar ou vizinho, para ajudar no acesso digital.
  • Nunca assine procuraçÔes sem entender exatamente suas implicaçÔes legais.
  • NĂŁo assinar procuraçÔes sem necessidade.
  • Desconfiar de propostas de “facilidade” para acessar o benefĂ­cio.
  • Buscar ajuda apenas em canais oficiais do INSS.
  • Caso precise de um representante legal, escolher alguĂ©m de extrema confiança.
Chamado de emergĂȘncia: ministro revela nova armadilha contra aposentados do INSS
Carlos Lupi fez alerta durante entrevista nesta quinta-feira (30). Imagem: Lula Marques/ AgĂȘncia Brasil

Como os golpistas agem

O ministro destacou que, muitas vezes, os aposentados são enganados por falsos profissionais. Advogados sérios costumam cobrar percentuais muito menores, como algo entre 10% e 20%.

Os golpistas, por outro lado, acabam cobrando percentuais muito maiores como 30% e 40% dos valores atrasados.

Esses fraudadores se passam por advogados e convencem os idosos a assinar documentos que os tornam responsåveis por toda a movimentação financeira do benefício.

Os novos valores do INSS

A partir deste mĂȘs de janeiro, os benefĂ­cios do INSS sĂŁo pagos com os valores reajustados. O patamar mĂ­nimo passou a ser de R$ 1.518, que Ă© o mesmo valor do salĂĄrio mĂ­nimo. Trata-se de aumento um pouco mais de 7,5%.

JĂĄ o patamar mĂĄximo passou para R$ 8.157,41. Esse valor corresponde a um aumento de 4,5% em relação ao que se registrava ano passado, e leva em consideração o patamar da inflação medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e EstatĂ­stica (IBGE).

Como consultar os novos valores de maneira segura

Qualquer segurado do INSS jĂĄ pode consultar os valores que serĂŁo depositados em sua conta nesse mĂȘs de janeiro. Para tanto, nĂŁo Ă© preciso sair de casa. Basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o Meu INSS:
    • Pelo site: meu.inss.gov.br
    • Pelo aplicativo, disponĂ­vel para Android e iOS.
  2. Realize o Login:
    • Use seu CPF e senha cadastrada. Caso ainda nĂŁo tenha uma conta, Ă© possĂ­vel criar uma rapidamente no prĂłprio sistema.
  3. Clique em “Extrato de Pagamento”:
    • Essa opção permite visualizar o valor atualizado do benefĂ­cio, incluindo o reajuste aplicado.
  4. Verifique os Detalhes:
    • Confira o valor bruto, os descontos e o valor lĂ­quido a ser recebido.

Se vocĂȘ concorda com o valor que estĂĄ disposto no site ou aplicativo do Meu INSS, nĂŁo hĂĄ mais nada o que fazer. Nesse caso, basta esperar para que o saldo seja depositado em sua conta na data planejada.

Mas caso vocĂȘ perceba a presença de algum erro ou desconto indevido no seu benefĂ­cio, Ă© importante tomar as seguintes providĂȘncias:

  • Entre em Contato pelo Meu INSS:
    • Utilize a opção “Agendar Atendimento” para falar com um atendente presencialmente ou solicitar a resolução do problema online.
  • Ligue para o Telefone 135:
    • O atendimento funciona de segunda a sĂĄbado, das 7h Ă s 22h.
  • Documente Tudo:
    • Anote os protocolos de atendimento e guarde todos os documentos relacionados ao benefĂ­cio.

Aecio de Paula

Formado em Jornalismo pela Universidade CatĂłlica de Pernambuco e pĂłs-graduado em Direitos Humanos com foco em discurso de defesa das minorias sociais em processos eleitorais internacionais.

Deixe um comentĂĄrio

O seu endereço de e-mail não serå publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BotĂŁo Voltar ao topo