Diversos

Canal da Globo vai transmitir novela turca que homenageia sucesso brasileiro

Canal Globoplay Novelas vai estrear em breve, e vai apostar em uma nova novela turca

A partir de junho, o canal Viva deixará oficialmente de existir. No lugar dele, nasce o Globoplay Novelas, um reposicionamento estratégico da Globo para atender a um comportamento claro do público: a paixão pelos folhetins. 

A decisão foi embasada por pesquisas internas e apresentada ao mercado como uma resposta direta à audiência. De acordo com o levantamento, cerca de 70% dos telespectadores do antigo Viva assistiam apenas novelas.

O que muda no novo canal

De acordo com o grupo Globo, o canal passa a exibir exclusivamente tramas nacionais e internacionais, incluindo clássicos da Globo, títulos inéditos e até novelas produzidas originalmente para o streaming.

Séries de humor como A Grande Família, Toma Lá Dá Cá e Tapas e Beijos migram para o Multishow.

O novo nome também reforça a marca Globoplay, já que todo o conteúdo exibido no canal estará disponível na plataforma. Isso não era garantido no Viva.

Tramas que estavam previstas apenas para o streaming poderão ter exibição linear no canal. Há projetos em desenvolvimento com estreia prevista para 2026.

E a novela turca?

Uma das grandes apostas do Globoplay Novelas para o segundo semestre é Leyla, versão turca da consagrada novela Avenida Brasil (2012). 

Produzida pela Ay Yapim, principal produtora de dramas da Turquia, a história promete repetir o sucesso da original, agora com uma nova roupagem e sotaque.

Na adaptação, a personagem Leyla (vivida por Cemre Baysel) sofre na infância nas mãos de sua madrasta, que mata seu pai, rouba sua herança e a abandona em um lixão. 

Anos depois, ela retorna disfarçada como chef de cozinha, determinada a se vingar, mas seus planos são abalados ao reencontrar um amor do passado, ligado à vilã.

A Globo prepara uma ampla campanha de divulgação para o lançamento, na expectativa de que a trama ajude o novo canal a superar os já expressivos índices de audiência que o Viva conquistou ao longo dos anos.

Canal da Globo vai transmitir novela turca que homenageia sucesso brasileiro
Leyla é a versão turca de Avenida Brasil. Imagem: Divulgação

Globoplay já conta com novelas turcas no catálogo

A Globoplay tem investido de forma mais planejada nas novelas turcas, focando em histórias que lembram o estilo tradicional de novela brasileira, com longas temporadas e arcos emocionais bem definidos.

Destaques incluem:

  • “Fatmagül”: novela que foi um dos maiores sucessos turcos no mundo, sobre justiça, trauma e superação.
  • “Amor Eterno” (Kara Sevda): primeira novela turca a ganhar o Emmy Internacional.
  • “Minha Vida” (O Hayat Benim): drama familiar intenso.

Ponto positivo: todos os títulos são dublados em português, fácil acesso para o público acostumado à TV aberta.

Ponto negativo: nem sempre há opções de legenda em turco ou áudio original.

O boom das novelas turcas no Brasil

O pontapé inicial do sucesso das novelas turcas por aqui foi dado com a exibição de “Mil e Uma Noites” (Binbir Gece), em 2015, na Band. A história estrelada por Bergüzar Korel e Halit Ergenç, cativou o público com sua combinação de drama familiar, romance e dilemas morais.

O sucesso foi tanto que abriu espaço para muitas outras novelas turcas nas grades das emissoras e no catálogo de plataformas como Globoplay e Max.

Além do roteiro e da produção caprichada, um dos principais atrativos dessas novelas são seus protagonistas: atores e atrizes com carisma, talento e uma estética que foge do padrão hollywoodiano, o que torna tudo ainda mais interessante aos olhos brasileiros.

Vários outros streamings e até mesmo canais abertos estão apostando nas novelas turcas. Vale a pena conferir.

As novelas turcas oferecem muito mais do que apenas entretenimento. Elas abrem uma janela para uma cultura rica, com valores familiares fortes, paisagens exuberantes e tramas universais.

Se você está em busca de histórias envolventes, personagens marcantes e aquela dose extra de emoção, dê uma chance às produções turcas, e prepare-se para maratonar.

Aecio de Paula

Formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em Direitos Humanos com foco em discurso de defesa das minorias sociais em processos eleitorais internacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo