INSS

Calendário do INSS de julho: confira a data de pagamento da aposentadoria

Os pagamentos do INSS começam no dia 25 de julho para quem recebe 1 salário mínimo. Mas para quem recebe acima do piso nacional os depósitos iniciam no dia 1º de agosto

O calendário do INSS de julho já foi divulgado e os beneficiários da previdência social já podem ficar por dentro de todas as novidades sobre o pagamento.

Este mês, o INSS começa a pagar as aposentadoria e outros benefícios a partir do dia 25 de julho. Mas é importante ficar atento, pois o calendário é diferente para quem recebe um salário mínimo e para quem recebe acima do piso nacional.

Calendário do INSS de julho 2024

Em julho, o INSS inicia os pagamentos para aposentados, pensionistas e outros beneficiários no dia 25, seguindo com os depósitos até o dia 7 de agosto.

Entretanto, existem dois calendários oficiais. O primeiro são para as pessoas que recebem até um salário mínimo. O segundo destinado para quem recebe acima do piso nacional.

A seguir, confira todas as datas de acordo com o último número do benefício do titular.

Calendário para quem recebe até 1 salário mínimo

  • Benefício final 1: 25 de julho;
  • Benefício final 2: 25 de junho;
  • Benefício final 3: 29 de julho;
  • Benefício final 4: 30 de julho;
  • Benefício final 5: 31 de julho;
  • Benefício final 6: 1 de agosto;
  • Benefício final 7: 2 de agosto;
  • Benefício final 8: 5 de agosto;
  • Benefício final 9: 6 de agosto;
  • Benefício final 0: 7 de agosto.

Calendário para quem recebe MAIS de 1 salário mínimo

  • Benefício final 1 e 6: 1 de agosto;
  • Benefício final 2 e 7: 2 de agosto;
  • Benefício final 3 e 8: 5 de agosto;
  • Benefício final 4 e 9: 6 de agosto;
  • Benefício final 5 e 0: 7 de agosto.

Como saber a data de pagamento da aposentadoria do INSS?

Como saber a data de pagamento da aposentadoria do INSS?
Como saber a data de pagamento da aposentadoria do INSS? Imagem: Idosos Brasil

Para fazer os depósitos dos pagamentos, o INSS leva em consideração o último número do benefício. Dessa forma, para saber quando vão receber, os beneficiários devem verificar o último dígito no seu cartão físico.

Mas vale lembrar que a numeração não leva em consideração o dígito verificador. Assim, o beneficiário deve considerar como último o número que aparece antes do traço.

Como consultar o extrato do benefício do INSS?

Consultar o extrato do benefício do INSS é simples e fácil. Para isso, o titular precisa acessar o site ou aplicativo Meu INSS.

Veja como é simples acessar:

  1. Primeiro, baixe o aplicativo Meu INSS no celular;
  2. Ao entrar na página inicial, clique em “Entrar”;
  3. Depois, insira o número do CPF e clique em “Avançar”;
  4. Insira sua senha e clique em “Entrar”;
  5. Por fim, clique em Autorizar” para autorizar o uso de dados pessoais (apenas no primeiro acesso).

Após seguir o passo a passo acima, se abrirá a página inicial do aplicativo Meu INSS com a lista de todos os serviços disponíveis.

Assim, basta clicar na opção “Extrato de Pagamento” para consultar o benefício e ver todos os detalhes, como valor e data de depósito.

Além da consulta do extrato, o Meu INSS também conta com outros serviços, como consulta do calendário de pagamentos do INSS, valor do pagamento, agendamento e remarcação de perícia, entre vários outros serviços.

Calendário do INSS de julho será antecipado para beneficiários do Rio Grande do Sul

Vale destacar que os beneficiários do Rio Grande do Sul terão uma importante alteração no calendário do INSS de julho. Isso porque a previdência informou que vai antecipar os pagamentos para os gaúchos.

Nesse sentido, as aposentadorias, pensões e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) vão ser repassados para todos antes do término do calendário desse mês.

Para este grupo, os pagamentos acontecerão no primeiro dia de repasses, ou seja, no dia 25 de julho, independente no final do benefício e do valor a receber.

A medida do Governo Federal em parceria com o INSS visa diminuir os impactos financeiros para os beneficiários gaúchos, diante da recente tragédia no estado.

Em maio de 2024, o Rio Grande do Sul passou pela maior tragédia do país, enfrentando fortes chuvas e enchentes. Em consequência, milhares de pessoas ficaram desabrigadas e centenas perderam as suas vidas.

De acordo com o Governo Federal, a antecipação de benefícios para os moradores do estado vão continuar enquanto durar a situação de calamidade pública com reconhecimento da Defesa Civil.

Gabriele de Paula

Redatora desde 2019, especializada em benefícios sociais, direitos do trabalhador e saúde dos idosos. Se dedica a produzir conteúdos claros e envolventes que educam e empoderam os leitores.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo