O Cadastro Único do Governo Federal para Benefícios Sociais (CadÚnico) é o sistema que reúne as informações das famílias brasileiras de baixa renda.
É por meio desse banco de dados que o governo identifica as famílias que têm direito aos programas sociais disponíveis e faz a sua concessão.
Dessa forma, por meio dele milhões idosos têm acesso a benefícios exclusivos. A seguir, conheça quais são esses benefícios e o que fazer para participar.
Os benefícios do CadÚnico contempla boa parte da população brasileira, incluindo aqueles que se enquadram como família de baixa renda.
Os idosos são um grupo especial que tem direito a diversos benefícios exclusivos, muitos deles ainda desconhecidos por maior parte das pessoas.
O BPC é um benefício assistencial do Governo Federal para as pessoas que possuem 65 anos ou mais. Para participar é preciso estar com o CadÚnico atualizado e seguir as regras do programa.
Assim, confira as exigências:
Para se inscrever, o candidato deve seguir as exigências do programa e fazer a solicitação por meio do site ou aplicativo Meu INSS.
Os idosos que utilizam medicamentos de uso contínuo podem receber remédios gratuitamente por meio do Programa Farmácia Popular. Para participar é preciso ter cadastro no CadÚnico.
Assim, para retirar os medicamentos, basta se dirigir a uma farmácia credenciada com a receita com assinatura e carimbo do médico e um documento de identificação com foto.
Para os idosos que desejam continuar no mercado de trabalho, o CadÚnico oferece a isenção em concursos públicos.
A medida incentiva a permanência da vida profissional do idoso e a sua participação ativa na sociedade.
O Bolsa Família é o maior programa de distribuição de renda do Brasil e também está disponível para os idosos. Para participar é preciso seguir as exigências:
O programa Bolsa Família faz o pagamento mensal de, pelo menos, R$ 600 para cada beneficiário, sendo um importante auxílio para as famílias de baixa renda.
Para aliviar a carga tributária dos idosos de baixa renda, o CadÚnico oferece a oportunidade de obter a isenção do IPTU.
Mas é importante se atentar para as regras de concessão:
Outro benefício importante do CadÚnico é oferecido por meio do programa Tarifa Social de Energia Elétrica.
Com ele, os beneficiários podem obter até 100% de desconto na sua conta de luz, a depender do seu nível de consumo.
Para participar, é preciso se enquadrar em um dos seguintes requisitos:
Por fim, um dos benefícios mais conhecidos do CadÚnico é a carteira do idoso. Por meio desse documento, os idosos têm acesso a diversos benefícios, como:
Para ter direito à carteira do idoso é necessário ter 65 anos ou mais e renda de até dois salários mínimos. Assim, para emitir o documento, basta acessar o site do gov.br.
Em meio à correria do dia a dia, enviar frases de boa noite para amigos é uma forma simples e…
A busca por segurança financeira leva muitos brasileiros a questionar se a contribuição ao INSS será suficiente para manter o…
Nos últimos anos, as novelas turcas conhecidas como "dizis" se tornaram fenômenos de audiência no mundo todo. Com enredos envolventes,…
Setembro está chegando com novidades para quem depende do Bolsa Família! O calendário do Bolsa Família 2025 já está disponível…
penteado com lenço conquistou espaço definitivo entre as tendências de beleza em 2025. Prático, versátil e cheio de personalidade, o…
O Nubank trouxe uma novidade que promete facilitar a vida financeira de muitos brasileiros: o parcelamento de boletos diretamente pelo…