A partir do próximo dia 18, o governo federal deverá retomar oficialmente os pagamentos do programa Bolsa Família. Assim como aconteceu nos meses anteriores, os repasses serão feitos de maneira escalonada, de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS).
O governo também confirmou que nesse mês de março, as famílias que residem em municípios que se encontram em situação de emergência ou de calamidade pública reconhecidas pelo poder executivo poderão receber o saldo no primeiro dia do calendário.
Faltando apenas algumas semanas para a retomada dos pagamentos, o fato é que os usuários que já fazem parte do programa social podem tomar algumas medidas de precaução para garantir a liberação do benefício nesse mês de março.
Para não ter nenhuma surpresa, é importante manter os dados atualizados no Cadúnico do governo federal. O responsável familiar precisa ir até um posto de atendimento, como um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), para revisar as informações sobre renda e a composição da família.
Vale frisar que o governo federal pode cruzar as informações que estão dispostas no seu Cadúnico, com dados de outras fontes do poder executivo. Qualquer tipo de inconsistência pode ser suficiente para que você perca o direito de receber o benefício.
Como dito, nesse mês de março os pagamentos do Bolsa Família serão iniciados no próximo dia 18. Abaixo, você pode conferir o calendário completo divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento Social:
As regras de entrada e de permanência no Bolsa Família para esse mês de março seguem basicamente as mesmas. Em todos os casos, é preciso que a família tenha uma renda per capita de até R$ 218.
Além disso, também é importante que o cidadão tenha uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico do governo federal.
Se você já faz parte do Bolsa Família, lembre-se de que precisa seguir algumas regras gerais para seguir recebendo benefício. Veja algumas delas:
Assim como aconteceu nos meses anteriores, em março o Bolsa Família vai realizar pagamentos básicos de R$ 600 por grupo familiar. Mas esse valor pode ser elevado a depender da composição do grupo. Veja os adicionais que serão pagos em março:
De maneira geral, é possível afirmar que a Caixa Econômica Federal é a instituição responsável pelos repasses do Bolsa Família. Por isso, qualquer cidadão pode acessar o dinheiro do benefício através do aplicativo Caixa Tem.
De todo modo, vale lembrar que o saque também pode ser feito em lotéricas, caixas eletrônicos e correspondentes Caixa Aqui, usando o cartão do Bolsa Família ou cartão Cidadão.
Em fevereiro, estima-se que mais de 20,5 milhões de brasileiros tenham recebido o benefício. A expectativa é de que o número de atendidos para o mês de março gire em torno desse patamar.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (27 de agosto de 2025) o decreto que oficializa a…
Em meio à correria do dia a dia, enviar frases de boa noite para amigos é uma forma simples e…
A busca por segurança financeira leva muitos brasileiros a questionar se a contribuição ao INSS será suficiente para manter o…
Nos últimos anos, as novelas turcas conhecidas como "dizis" se tornaram fenômenos de audiência no mundo todo. Com enredos envolventes,…
Setembro está chegando com novidades para quem depende do Bolsa Família! O calendário do Bolsa Família 2025 já está disponível…
penteado com lenço conquistou espaço definitivo entre as tendências de beleza em 2025. Prático, versátil e cheio de personalidade, o…