Se você é beneficiário do Bolsa Família, fique atento: além de estar cadastrado no programa, é preciso cumprir algumas condicionalidades para continuar recebendo o valor mensal.
Essa é uma informação extremamente importante porque boa parte dos usuários que já fazem parte do programa costuma relaxar. Mas mesmo depois de entrar na folha de pagamentos é preciso atentar para as condicionantes.
Em 2025, por exemplo, essas exigências envolvem saúde e educação. O descumprimento pode levar desde o bloqueio até o cancelamento do benefício.
Mas o que exatamente você precisa fazer? Abaixo, você pode conferir tudo o que se sabe sobre este assunto.
Quem tem filhos pequenos ou está grávida precisa seguir algumas regras básicas, que fazem bem para a saúde e garantem a permanência no programa:
As crianças menores de 7 anos devem:
As gestantes que recebem Bolsa Família devem:
A escola é parte fundamental do Bolsa Família. Crianças, adolescentes e jovens precisam estar matriculados e frequentando regularmente as aulas.
A frequência mínima, no entanto, varia por faixa etária:
Famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social normalmente encontram mais dificuldades para cumprir certos requisitos. Isso acontece por uma série de razões
Se isso acontecer, é essencial procurar o setor do Bolsa Família ou o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da sua cidade e explicar a situação. Eles podem ajudar a resolver o problema o quanto antes.
Você pode, por exemplo:
Mas é sempre importante lembrar que se você não cumprir as regras de permanência e nem apresentar uma justificativa aceitável, a situação muda.
Neste caso, o benefício pode ser:
Por isso, o ideal é se manter informado e procurar ajuda assim que notar qualquer dificuldade.
Se você ainda não está no Cadúnico do governo federal, a dica é procurar a prefeitura da sua cidade. O processo de seleção é de responsabilidade das gestões municipais. Normalmente, e inscrição é feita no chamados Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).
Se você já está no Cadúnico, a dica é atualizar os dados o quanto antes. Normalmente, a atualização precisa ser feita uma vez a cada dois anos, ou sempre que houver a mudança estrutural na família, como uma morte ou um nascimento, por exemplo.
Ao contrário do que acontece com outros programas sociais, o Bolsa Família costuma realizar pagamentos de maneira escalonada. Isso significa que nem todo mundo recebe o saldo em uma mesma data.
Para saber o dia exato da sua liberação, é preciso se basear no final do seu Número de Identificação Social (CRAS). Essa é a numeração que identifica todas as pessoas que fazem parte do Cadúnico.
O governo federal, aliás, já divulgou os calendários completos do Bolsa Família para o ano de 2025. Veja abaixo:
Em meio à correria do dia a dia, enviar frases de boa noite para amigos é uma forma simples e…
A busca por segurança financeira leva muitos brasileiros a questionar se a contribuição ao INSS será suficiente para manter o…
Nos últimos anos, as novelas turcas conhecidas como "dizis" se tornaram fenômenos de audiência no mundo todo. Com enredos envolventes,…
Setembro está chegando com novidades para quem depende do Bolsa Família! O calendário do Bolsa Família 2025 já está disponível…
penteado com lenço conquistou espaço definitivo entre as tendências de beleza em 2025. Prático, versátil e cheio de personalidade, o…
O Nubank trouxe uma novidade que promete facilitar a vida financeira de muitos brasileiros: o parcelamento de boletos diretamente pelo…