Que o Bolsa Família é o maior programa de transferência de renda do país, todo mundo já sabe. O que ainda gera uma certa dúvida entre os usuários é a confirmação ou não de um reajuste nas contas do benefício.
Reajustes são sempre muito esperados pelos beneficiários. O motivo da espera é simples: com o aumento da inflação, um aumento no valor do Bolsa Família poderia ajudar os usuários a manterem o poder de compra, sobretudo em um cenário de alta nos preços dos alimentos em todo o Brasil.
Contudo, o fato é que não há nenhuma previsão de reajuste do Bolsa Família para este mês de março. No plano de orçamento, que deve ser aprovado pelo congresso nacional nos próximos dias, o governo deixa claro que vai reservar para o programa o mesmo montante que já estava sendo reservado nos anos anteriores.
Assim, é possível adiantar que não há, ao menos até aqui, nenhuma previsão de aumento no valor do Bolsa Família nem para o mês de março, e nem para todos os outros meses deste ano de 2025.
Vale lembrar que, ao contrário do que acontece com o salário mínimo, o governo federal não é obrigado a elevar os valores do Bolsa Família todos os anos. Em 2025, o poder executivo optou por não aumentar o saldo, e alegou preocupação fiscal na hora de tomar a decisão.
Atualmente, o Bolsa Família realiza pagamentos base de R$ 600 por grupo familiar. Esse valor, no entanto, pode ser elevado ou até mesmo reduzido a depender da quantidade de benefícios internos a que cada família tem direito.
Abaixo, você pode conferir a lista completa de benefícios extras que devem ser liberados dentro do sistema do Bolsa Família em março, segundo as informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome:
A ala econômica do governo federal argumenta que não existe espaço orçamentário para praticar um novo aumento no valor do Bolsa Família. Eles dizem ainda que um novo reajuste em 2025 poderia impactar negativamente a inflação.
No plano de orçamento, texto que estabelece todas as indicações de despesas do Governo Federal para esse ano, o poder executivo estima um patamar de R$ 167 bilhões ao programa. Este é basicamente o mesmo valor que foi destinado ao Bolsa Família nos anos anteriores.
“O trabalho do MDS continua focado em garantir a proteção social aos brasileiros e brasileiras em situação de vulnerabilidade, com o objetivo de superar a pobreza. Todas as ações deste Ministério são tomadas em conformidade com as diretrizes do Governo Federal, especialmente no que diz respeito à responsabilidade fiscal”, reforçou Wellington Dias.
Assim como aconteceu nos meses anteriores, os pagamentos do Bolsa Família são liberados nos 10 últimos dias úteis de fevereiro.
A única exceção é o mês de dezembro. Nesse caso, os repasses são feitos nos 10 últimos dias úteis antes das festas de natal e de Ano Novo.
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do Bolsa Família para esse mês de fevereiro de acordo com o governo federal:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (27 de agosto de 2025) o decreto que oficializa a…
Em meio à correria do dia a dia, enviar frases de boa noite para amigos é uma forma simples e…
A busca por segurança financeira leva muitos brasileiros a questionar se a contribuição ao INSS será suficiente para manter o…
Nos últimos anos, as novelas turcas conhecidas como "dizis" se tornaram fenômenos de audiência no mundo todo. Com enredos envolventes,…
Setembro está chegando com novidades para quem depende do Bolsa Família! O calendário do Bolsa Família 2025 já está disponível…
penteado com lenço conquistou espaço definitivo entre as tendências de beleza em 2025. Prático, versátil e cheio de personalidade, o…