Nada como um banho bem quentinho numa noite gelada, né? Mas aí vem o fim do mês… e junto com o frio, chega aquela conta de luz que assusta. A boa notícia é que dá, sim, pra curtir o seu banho sem transformar o chuveiro no vilão do seu bolso. Com algumas mudanças simples e até umas ideias que talvez nunca tenham passado pela sua cabeça você consegue economizar energia sem abrir mão do bem-estar. Quer descobrir truques fáceis que podem fazer toda a diferença no seu dia a dia?
O chuveiro elétrico pode representar até 30% do consumo mensal de energia em uma casa, especialmente no inverno. Quanto mais tempo e mais quente, maior o gasto. O modo “inverno” é o campeão de consumo, pois exige mais potência para aquecer a água.
Essas estratégias ajudam a reduzir o tempo debaixo da água para 5 a 7 minutos, sem sensação de pressa. Menos tempo, menos energia gasta.
Ligue o chuveiro por 30 segundos com a porta fechada para aquecer o ambiente. Assim, você evita regular a temperatura já molhado e diminui o tempo debaixo da água. Ajuste o registro antes de abrir a torneira para evitar desperdício.
Esse acessório simples reduz a quantidade de água sem perder pressão, diminuindo o consumo de água quente e, consequentemente, de energia. O investimento é baixo e a economia pode chegar a 40% no consumo do chuveiro.
O modo “morno” já é suficiente para a maioria dos dias frios no Brasil e consome bem menos energia. Se possível, opte por chuveiros com regulagem digital para ajustar a temperatura com precisão e evitar o uso desnecessário do modo mais quente.
Entre 18h e 21h, a rede elétrica está mais sobrecarregada e as tarifas podem ser mais altas. Tomar banho fora desse horário garante pressão de água mais estável e pode ajudar a economizar na conta de luz.
Além do chuveiro, é possível aquecer o banheiro de outras formas, como:
Essas alternativas ajudam a manter o ambiente confortável sem aumentar o tempo de banho.
Banhos muito quentes e demorados podem ressecar a pele e agravar problemas respiratórios. Prefira temperaturas amenas e evite banhos longos, principalmente em crianças e idosos. Hidrate a pele após o banho para evitar ressecamento.
O chuveiro elétrico é mais comum e fácil de instalar, mas consome mais energia. Já o chuveiro a gás pode ser mais econômico a longo prazo, principalmente em residências com grande demanda de banhos. Avalie o custo-benefício de acordo com o perfil da sua família e região.
Evitar esses erros faz toda a diferença na economia de energia e no bem-estar da família.
Pequenas atitudes no dia a dia fazem toda a diferença quando o assunto é economia doméstica. O banho quente, não precisa ser o vilão do seu orçamento. Você, já colocou algum desses truques em prática para economizar energia no banho? No Idosos Brasil, você encontra mais dicas como essa para cuidar do seu bem-estar e do seu bolso.
Com a chegada do frio, as unhas de inverno 2025 ganham destaque e se tornam protagonistas nos looks mais estilosos…
Vários doramas amados pelo público tiveram temporadas novas em 2025 ou ainda terão em 2026. Com muita emoção, personagens marcantes…
Se você já se pegou frustrado com o resultado da sua pintura Bobbie Goods, saiba que muitos cometem erros simples…
Em meio a tantas opções de doramas, poucas tramas conseguem tocar o coração e inspirar mudanças como Chocolate. Com uma…
O Senado Federal aprovou, em votação simbólica na quarta-feira (27 de agosto de 2025), o Projeto de Lei 2628/2022, que…
O Auxílio Gás 2025 chega com uma proposta inovadora e mais abrangente, prometendo beneficiar quase 16 milhões de famílias brasileiras.…