Após a tragédia no Rio Grande do Sul, aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Rio Grande do Sul passaram a receber incentivos do governo para auxiliar em sua reconstrução.
Uma das medidas adotadas foi a antecipação dos pagamentos previdenciários e sociais. Assim, o governo e INSS liberam os recursos antes do calendário oficial para que as famílias tenham acesso a renda de forma mais rápida.
Em maio de 2024, o estado gaúcho sofreu uma das maiores tragédias do estado, com fortes chuvas e enchentes. Em consequência, milhares de pessoas ficaram desabrigadas e muitas perderam as suas vidas.
Após a declaração de calamidade pública no Rio Grande do Sul, o INSS implementou a política de antecipação dos pagamentos. Assim, os depósitos do mês foram antecipados para o primeiro dia de repasses, ou seja, 24 de maio.
Em junho, a iniciativa se manteve, com a antecipação dos depósitos para o dia 24. Dessa maneira, a proposta do INSS é manter essa política de antecipações enquanto durar o estado de calamidade pública no RS.
Nesse sentido, todos os beneficiários do INSS que moram no estado receberão os pagamentos no dia 25 de julho, independente do número final do benefício.
Vale ressaltar que a antecipação vai contemplar exclusivamente os beneficiários que moram no Rio Grande do Sul. Além disso, a medida envolve apenas os benefícios de caráter permanente, como aposentadoria e pensões.
Dessa maneira, benefícios como auxílio-doença, auxílio acidente e salário maternidade não entrarão nesse grupo.
Assim sendo, os beneficiários de outras regiões do Brasil e aqueles que recebem direitos temporários seguirão o calendário oficial do INSS.
Além da antecipação dos pagamentos para aposentados e pensionistas do INSS, o Governo Federal também criou uma série de medidas que beneficiam os moradores do Rio Grande do Sul.
Assim, confira as principais iniciativas:
Consultar o extrato do benefício do INSS é simples e fácil. Para isso, os aposentados precisam acessar o site ou aplicativo Meu INSS.
Veja como é simples acessar:
Após seguir o passo a passo acima, se abrirá a página inicial do aplicativo Meu INSS com a lista de todos os serviços disponíveis.
Assim, basta clicar na opção “Extrato de Pagamento” para consultar o benefício e ver todos os detalhes, como valor e data de depósito.
Além da consulta do extrato, o Meu INSS também conta com outros serviços, como consulta do calendário de pagamentos do INSS, valor do pagamento, agendamento e remarcação de perícia, entre vários outros serviços.
O Auxílio Gás 2025 chega com uma proposta inovadora e mais abrangente, prometendo beneficiar quase 16 milhões de famílias brasileiras.…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (27 de agosto de 2025) o decreto que oficializa a…
Em meio à correria do dia a dia, enviar frases de boa noite para amigos é uma forma simples e…
A busca por segurança financeira leva muitos brasileiros a questionar se a contribuição ao INSS será suficiente para manter o…
Nos últimos anos, as novelas turcas conhecidas como "dizis" se tornaram fenômenos de audiência no mundo todo. Com enredos envolventes,…
Setembro está chegando com novidades para quem depende do Bolsa Família! O calendário do Bolsa Família 2025 já está disponível…