Aposentadoria

Aposentados do RS recebem pagamento ANTECIPADO após calamidade: saiba mais!

Pagamento do INSS para beneficiários do Rio Grande do Sul acontecerá no primeiro dia de repasses, 25 de julho

Após a tragédia no Rio Grande do Sul, aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Rio Grande do Sul passaram a receber incentivos do governo para auxiliar em sua reconstrução.

Uma das medidas adotadas foi a antecipação dos pagamentos previdenciários e sociais. Assim, o governo e INSS liberam os recursos antes do calendário oficial para que as famílias tenham acesso a renda de forma mais rápida.

Em maio de 2024, o estado gaúcho sofreu uma das maiores tragédias do estado, com fortes chuvas e enchentes. Em consequência, milhares de pessoas ficaram desabrigadas e muitas perderam as suas vidas.

Aposentados recebem pagamento antecipado

Após a declaração de calamidade pública no Rio Grande do Sul, o INSS implementou a política de antecipação dos pagamentos. Assim, os depósitos do mês foram antecipados para o primeiro dia de repasses, ou seja, 24 de maio.

Em junho, a iniciativa se manteve, com a antecipação dos depósitos para o dia 24. Dessa maneira, a proposta do INSS é manter essa política de antecipações enquanto durar o estado de calamidade pública no RS.

Nesse sentido, todos os beneficiários do INSS que moram no estado receberão os pagamentos no dia 25 de julho, independente do número final do benefício.

Antecipação exclusiva

Vale ressaltar que a antecipação vai contemplar exclusivamente os beneficiários que moram no Rio Grande do Sul. Além disso, a medida envolve apenas os benefícios de caráter permanente, como aposentadoria e pensões.

Dessa maneira, benefícios como auxílio-doença, auxílio acidente e salário maternidade não entrarão nesse grupo.

Assim sendo, os beneficiários de outras regiões do Brasil e aqueles que recebem direitos temporários seguirão o calendário oficial do INSS.

Calendário do INSS para aposentados e pensionistas

Calendário do INSS para aposentados e pensionistas
Calendário do INSS para aposentados e pensionistas. Imagem: Idosos Brasil

Calendário do INSS para quem recebe até 1 salário mínimo

  • Benefício final 1: 25 de julho;
  • Benefício final 2: 25 de junho;
  • Benefício final 3: 29 de julho;
  • Benefício final 4: 30 de julho;
  • Benefício final 5: 31 de julho;
  • Benefício final 6: 1 de agosto;
  • Benefício final 7: 2 de agosto;
  • Benefício final 8: 5 de agosto;
  • Benefício final 9: 6 de agosto;
  • Benefício final 0: 7 de agosto.

Calendário do INSS para quem recebe MAIS de 1 salário mínimo

  • Benefício final 1 e 6: 1 de agosto;
  • Benefício final 2 e 7: 2 de agosto;
  • Benefício final 3 e 8: 5 de agosto;
  • Benefício final 4 e 9: 6 de agosto;
  • Benefício final 5 e 0: 7 de agosto.

Outras medidas para o Rio Grande do Sul

Além da antecipação dos pagamentos para aposentados e pensionistas do INSS, o Governo Federal também criou uma série de medidas que beneficiam os moradores do Rio Grande do Sul.

Assim, confira as principais iniciativas:

  • Antecipação do Bolsa Família: o Governo Federal confirmou que a antecipação do Bolsa Família para o primeiro dia de repasses continuará até dezembro de 2024;
  • Auxílio Reconstrução: trata-se de um benefício assistencial de parcela única que beneficia as famílias desabrigadas no Rio Grande do Sul;
  • Antecipação do PIS/PASEP: os trabalhadores atingidos pelas enchentes puderam receber o abono salarial de forma antecipada;
  • Saque calamidade: benefício que permite ao trabalhador sacar até R$ 6.220 dos recursos disponíveis em seu Fundo de Garantia. Para ter direito é preciso residir no município onde houve declaração de calamidade pública com reconhecimento da Defesa Civil;
  • Crédito para empresas: organizações privadas atingidas pelas enchentes têm acesso a empréstimos com melhores condições de pagamento;
  • Prorrogação de impostos: outro benefício para as empresas que aumenta o período de carência para o pagamento de impostos.

Como consultar o extrato do benefício do INSS?

Consultar o extrato do benefício do INSS é simples e fácil. Para isso, os aposentados precisam acessar o site ou aplicativo Meu INSS.

Veja como é simples acessar:

  1. Primeiro, baixe o aplicativo Meu INSS no celular;
  2. Ao entrar na página inicial, clique em “Entrar”;
  3. Depois, insira o número do CPF e clique em “Avançar”;
  4. Insira sua senha e clique em “Entrar”;
  5. Por fim, clique em Autorizar” para autorizar o uso de dados pessoais (apenas no primeiro acesso).

Após seguir o passo a passo acima, se abrirá a página inicial do aplicativo Meu INSS com a lista de todos os serviços disponíveis.

Assim, basta clicar na opção “Extrato de Pagamento” para consultar o benefício e ver todos os detalhes, como valor e data de depósito.

Além da consulta do extrato, o Meu INSS também conta com outros serviços, como consulta do calendário de pagamentos do INSS, valor do pagamento, agendamento e remarcação de perícia, entre vários outros serviços.

Gabriele de Paula

Redatora desde 2019, especializada em benefícios sociais, direitos do trabalhador e saúde dos idosos. Se dedica a produzir conteúdos claros e envolventes que educam e empoderam os leitores.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo