A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã dessa quinta-feira (6) a segunda fase da operação Melhor Idade. Como o próprio termo já indica, toda a história envolve a indicação de idosos na concessão de aposentadorias do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).
De acordo com a PF, a investigação gira em torno de um suposto esquema de fraudes envolvendo benefícios assistenciais destinados a idosos. A ação ocorreu em parceria com o Núcleo de Inteligência Previdenciária.
Segundo a investigação da Polícia Federal, a organização criminosa estava estruturada em diferentes níveis. Mas o que chama atenção mesmo é que esse grupo criminoso era especializado em:
Para dar credibilidade aos golpes, os chamados idosos de aluguel acabavam cedendo as suas características biométricas, como impressões digitais e fotos para criar identidades falsas a partir dessas informações
Em um dos casos, por exemplo, a polícia identificou que um mesmo idoso chegou a figurar em mais de 30 registros pessoais diferentes.
De acordo com a PF, o grupo já teria causado um rombo de R$ 23 milhões aos cofres públicos. Além disso, a operação teria impedido que outros R$ 35 milhões fosse desviados, caso o esquema continuasse.
Alguns dados importantes revelados pela investigação são:
Para desmantelar toda ação criminosa, a Justiça Federal aplicou uma série de medidas para conter o esquema, incluindo:
Especificamente na operação dessa quinta-feira (16) novos investigados foram alvos de mandados de busca nos estados do Piauí, São Paulo, Goiás, além do Distrito Federal. Apenas uma pessoa foi presa.
A primeira fase da operação aconteceu ainda no dia 23 de janeiro. Na ocasião, três suspeitos foram detidos e diversos materiais foram apreendidos, incluindo celulares, cartões de benefícios, extratos bancários e anotações.
Antes de mais nada, é importante conhecer os golpes mais comuns que estão circulando nas redes sociais e nas plataformas digitais. Veja abaixo alguns exemplos:
Diante dessas informações, é importante conversar com o seu idoso para explicar essa situação e alertar para que eles fiquem atentos ao receber mensagens inesperadas.
Outra dica fundamental é nunca compartilhar informações pessoais, como CPF, números de contas bancárias, ou códigos de segurança, seja por e-mail, troca de mensagens ou telefone.
Empresas sérias não costumam solicitar dados sensíveis dessa maneira. Reforce com o seu idoso a necessidade de consultar familiares antes de fornecer qualquer tipo de informação para terceiros, sobretudo de forma online.
Uma outra dica importante é ensinar o idoso a verificar a credibilidade dos perfis em redes sociais e as mensagens recebidas. Nesse sentido, veja algumas dicas importantes abaixo:
Em meio à correria do dia a dia, enviar frases de boa noite para amigos é uma forma simples e…
A busca por segurança financeira leva muitos brasileiros a questionar se a contribuição ao INSS será suficiente para manter o…
Nos últimos anos, as novelas turcas conhecidas como "dizis" se tornaram fenômenos de audiência no mundo todo. Com enredos envolventes,…
Setembro está chegando com novidades para quem depende do Bolsa Família! O calendário do Bolsa Família 2025 já está disponível…
penteado com lenço conquistou espaço definitivo entre as tendências de beleza em 2025. Prático, versátil e cheio de personalidade, o…
O Nubank trouxe uma novidade que promete facilitar a vida financeira de muitos brasileiros: o parcelamento de boletos diretamente pelo…