A aposentadoria é um benefício vital para quem chega na terceira idade. Após anos de trabalho, essa é a recompensa que permite mais tranquilidade e momentos de descanso.
No entanto, para ter direito ao benefício é necessário ter contribuído por longos anos ao INSS. Nesse caso, o que acontece com quem não atingiu a meta de contribuição?
Pensando nisso, o Governo Federal criou um benefício assistencial para a pessoa idosa que funciona como uma espécie de aposentadoria.
Mas a grande diferença é que, para receber, não é preciso contribuir com o INSS. A seguir, confira tudo sobre esse benefício, as regras para receber e o passo a passo completo para solicitar.
O Governo Federal atua constantemente para diminuir as desigualdades sociais e possui programas específicos para os idosos.
Um desses programas é o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que funciona como uma aposentadoria para os idosos. Assim, é possível receber o pagamento mensal de um salário mínimo.
Os depósitos são de responsabilidade da previdência social. Contudo, é importante destacar que o BPC não é um benefício previdenciário, mas sim, assistencial.
Portanto, quem recebe o BPC não tem direito ao 13º salário, uma vez que não necessita de contribuição ao INSS.
Para ter direito ao BPC é preciso observar as seguintes regras:
O primeiro passo para se cadastrar no BPC e receber a aposentadoria mensal é realizar a inscrição no CadÚnico. Esse é o sistema que reúne as informações das famílias de baixa renda e permite ao governo fazer a concessão dos seus benefícios.
Assim, o responsável familiar deve comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo, portando os seguintes documentos:
Além disso, o responsável também deverá responder algumas perguntas do questionário socioeconômico para que a instituição identifique o perfil da sua família.
Após se inscrever no CadÚnico, o responsável familiar deverá solicitar o BPC junto ao INSS. O processo é simples e pode ser feito sem sair de casa, de forma online.
Para isso, siga o passo a passo:
Ao concluir o passo a passo, a solicitação passará pela análise do INSS. Assim, basta aguardar e acompanhar o pedido pelo próprio site ou aplicativo Meu INSS.
Os pagamentos do BPC funcionam como uma forma de aposentadoria sem contribuição. Dessa maneira, os depósitos ocorrem mensalmente seguindo o calendário de pagamentos do INSS.
Para receber o primeiro pagamento, o beneficiário recebe um cartão magnético e é informado sobre o banco de depósito. Assim, é possível sacar o dinheiro nos caixas eletrônicos ou mesmo movimentar o saldo por meio do Internet Banking.
Este mês, os depósitos começam no dia 25 de julho, com encerramento no dia 7 de agosto. Os repasses seguem o último número do benefício. Confira o calendário oficial:
Em meio a tantas opções de doramas, poucas tramas conseguem tocar o coração e inspirar mudanças como Chocolate. Com uma…
O Senado Federal aprovou, em votação simbólica na quarta-feira (27 de agosto de 2025), o Projeto de Lei 2628/2022, que…
O Auxílio Gás 2025 chega com uma proposta inovadora e mais abrangente, prometendo beneficiar quase 16 milhões de famílias brasileiras.…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (27 de agosto de 2025) o decreto que oficializa a…
Em meio à correria do dia a dia, enviar frases de boa noite para amigos é uma forma simples e…
A busca por segurança financeira leva muitos brasileiros a questionar se a contribuição ao INSS será suficiente para manter o…