Categories: Saúde

ANS decide: Mulheres 40+ terão rastreamento do câncer de mama nos planos de saúde

Essa mudança tem como objetivo aumentar o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Share

A decisão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é um grande passo para a saúde da mulher. A partir de agora, os planos de saúde precisam oferecer mamografias para todas as mulheres a partir dos 40 anos. Essa mudança tem como objetivo aumentar o diagnóstico precoce do câncer de mama, que é uma das principais causas de morte entre as mulheres no país.

Contexto da decisão

A ANS, seguindo as recomendações de várias entidades médicas, revisou sua diretriz anterior, que só permitia mamografias para mulheres a partir dos 50 anos. Agora, com essa nova mudança, espera-se que mais mulheres tenham acesso a exames preventivos desde mais cedo, o que pode resultar em diagnósticos mais rápidos e, assim, aumentar as chances de um tratamento eficaz. Isso é um avanço na luta pela saúde da mulher, e você, como mulher ou alguém que se importa com a saúde feminina, deve ficar atento a essa novidade.

Qual a importância do diagnóstico precoce ?

O câncer de mama é uma doença que, quando detectada em estágios iniciais, apresenta taxas de cura muito mais elevadas. A mamografia é um exame essencial para a detecção precoce, e estudos demonstram que a realização regular desse exame pode reduzir a mortalidade associada à doença.

  • Estatísticas: Dados da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) indicam que cerca de 44% dos casos de câncer de mama no Brasil ocorrem em mulheres com menos de 50 anos.
  • A necessidade de mudança: A mudança na diretriz da ANS reflete a necessidade urgente de adaptação às realidades epidemiológicas do país.
Mudanças na diretriz da ANS com a inclusão da mamografia para mulheres a partir dos 40 anos no Manual de Boas Práticas! Imagem: Agência Brasil

O que muda com a nova diretriz ?

Com a inclusão da mamografia para mulheres a partir dos 40 anos no Manual de Boas Práticas da ANS, as operadoras de planos de saúde devem se adaptar a essa nova exigência. Isso implica em um rastreamento mais abrangente e estruturado, que deve ser realizado conforme a orientação médica.

Rastreio individualizado

Uma das principais inovações trazidas pela nova norma é a exigência de um rastreamento individualizado para vocês, mulheres entre 40 e 74 anos. Isso significa que cada caso será analisado de forma particular, levando em consideração o seu histórico de saúde e a recomendação do médico.

  • Consentimento esclarecido: As pacientes devem ser informadas sobre o processo e dar seu consentimento de maneira livre e esclarecida.
  • Acompanhamento ativo: A ANS também determinou que mulheres entre 50 e 69 anos sejam contactadas a cada dois anos para a realização do exame.

A reação da comunidade médica

A mudança na diretriz foi bem recebida por profissionais da saúde e organizações médicas, que há tempos defendem a ampliação do acesso à mamografia. A coordenadora da Comissão Nacional de Mamografia (CNM), Ivie Braga de Paula, destacou a importância dessa medida para garantir que mulheres de todas as idades tenham acesso ao exame.

Implicações para os planos de saúde

As operadoras de planos de saúde agora têm a responsabilidade de se adequar às novas exigências da ANS. Para obter a certificação de qualidade em oncologia, elas devem implementar um rastreamento eficaz e acessível para suas associadas.

Fique por dentro!

Veja o que a especialista em conteúdos sobre saúde, Isabelli Ferreira, comenta sobre as doenças comuns na terceira idade. Ela destaca que, com o avanço da idade, o corpo se torna mais suscetível a várias condições de saúde, como doenças cardiovasculares, respiratórias e neurodegenerativas. Entre as mais prevalentes, estão a hipertensão, insuficiência cardíaca, DPOC e a pneumonia, sendo que o controle de fatores como dieta, exercícios e medicação pode ajudar a prevenir complicações. Isabelli enfatiza a importância de cuidados contínuos para garantir uma vida saudável e ativa durante o envelhecimento. Para obter mais informações sobre este conteúdo, clique em doenças comuns na terceira idade.

Lara Lorrane

Graduada em Pedagogia e especialista de conteúdos relacionados a empregos, concursos e benefícios sociais.

Recent Posts

  • Notícias

PL contra ‘adultização’ de crianças na internet é aprovado no Senado

O Senado Federal aprovou, em votação simbólica na quarta-feira (27 de agosto de 2025), o Projeto de Lei 2628/2022, que…

28 de agosto de 2025, 13:29h
  • Notícias

Comunicado do Governo: novo Auxílio Gás para quase 16 milhões de famílias; veja quando começa

O Auxílio Gás 2025 chega com uma proposta inovadora e mais abrangente, prometendo beneficiar quase 16 milhões de famílias brasileiras.…

28 de agosto de 2025, 11:29h
  • Notícias

TV 3.0 oficializada: saiba quando ela chega e por que vai revolucionar sua casa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (27 de agosto de 2025) o decreto que oficializa a…

28 de agosto de 2025, 09:29h
  • Mensagens

Boa noite, amigos! Mensagem do meu coração para o seu ❤️

Em meio à correria do dia a dia, enviar frases de boa noite para amigos é uma forma simples e…

27 de agosto de 2025, 21:29h
  • Aposentadoria

Previdência privada realmente garante aposentadoria tranquila?

A busca por segurança financeira leva muitos brasileiros a questionar se a contribuição ao INSS será suficiente para manter o…

27 de agosto de 2025, 20:19h
  • Novelas

5 novelas turcas que precisam ser lançadas no Brasil

Nos últimos anos, as novelas turcas conhecidas como "dizis" se tornaram fenômenos de audiência no mundo todo. Com enredos envolventes,…

27 de agosto de 2025, 19:29h