O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lançou ainda no final da última semana um alerta sobre um novo golpe recorrente envolvendo a prova de vida. Alguns segurados já caíram na fraude, e tiveram prejuízos importantes.
A prova de vida é realizada todos os anos para garantir que os beneficiários estão vivos e que estejam aptos a continuar recebendo seus benefícios. Nos últimos anos, esse procedimento está sendo alvo de criminosos.
No alerta divulgado na última quinta-feira (9), o INSS detalhou os casos mais comuns de golpes e forneceu orientações sobre como os segurados devem se proteger da melhor maneira possível.
Um dos golpes mais comuns envolvendo a prova de vida é o do falso servidor do INSS. Um criminoso se passa por funcionário da autarquia e vai até a residência do beneficiário.
No local, ele se apresenta com um crachá falso e solicita que o segurado realize a prova de vida de maneira presencial.
O INSS, no entanto, já deixou claro que não realiza esse tipo de procedimento. A única prova de vida que ocorre de maneira presencial não envolve a ida de funcionários para as casas dos beneficiários.
Outro tipo de golpe que também está tirando o sono de muitos aposentados tem relação com o envio de mensagens de texto. Os criminosos enviam o seguinte aviso:
“PREVIDÊNCIA SOCIAL: Seu teste de vida se encontra pendente, evite o bloqueio do seu benefício. Contate: 4XXX2266”.
Caso você receba uma mensagem como essa via SMS, saiba que se trata de uma tentativa de enganar o beneficiário e levá-lo a fornecer informações pessoais.
Por meio do Alerta, o INSS esclareceu que o sistema de realização da prova de vida não está em andamento no momento e que, em qualquer situação, o Instituto não envia servidores para colher dados ou tirar fotos dos beneficiários.
A única medida adotada nesse momento, em casos de irregularidade ou necessidade de comprovação de vínculo, é a solicitação dos documentos que comprovam a identidade do beneficiário.
O INSS só realiza esse tipo de conferência de documentos nos casos em que há indícios de fraude, ou em situações específicas de comprovação de endereço ou vínculo.
Caso você receba algum tipo de visita suspeita ou uma mensagem de texto pedindo informações, a recomendação do INSS é não fornecer os dados imediatamente.
Primeiramente, você deve pedir o nome completo e a matrícula do suposto servidor. Logo depois, ligue para Central de Atendimento 135 para confirmar autenticidade da solicitação. O número 135 é a linha oficial do INSS. A ligação é completamente gratuita.
Caso você identifique que a solicitação é uma tentativa de golpe, o caso deverá ser encaminhado para apuração da Polícia Federal. Agentes deverão investigar a fraude e tomar as devidas providências legais.
O INSS reforça que qualquer tipo de solicitação que precisa ser feita para os seus segurados, seja envolvendo a prova de vida ou não, só deve ser encaminhada pelos canais oficiais do Instituto.
Qualquer pessoa pode consultar os valores das suas aposentadorias e pensões sem precisar sair de casa. Para tanto, basta acessar aplicativo oficial ou site do Meu INSS. Veja no passo a passo abaixo
Em meio à correria do dia a dia, enviar frases de boa noite para amigos é uma forma simples e…
A busca por segurança financeira leva muitos brasileiros a questionar se a contribuição ao INSS será suficiente para manter o…
Nos últimos anos, as novelas turcas conhecidas como "dizis" se tornaram fenômenos de audiência no mundo todo. Com enredos envolventes,…
Setembro está chegando com novidades para quem depende do Bolsa Família! O calendário do Bolsa Família 2025 já está disponível…
penteado com lenço conquistou espaço definitivo entre as tendências de beleza em 2025. Prático, versátil e cheio de personalidade, o…
O Nubank trouxe uma novidade que promete facilitar a vida financeira de muitos brasileiros: o parcelamento de boletos diretamente pelo…