Uma nova regra estabelecida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está causando repercussão entre os segurados. A nova norma gira em torno do prazo estabelecido para que os cidadãos saquem o dinheiro da aposentadoria, pensão ou outro benefício.
De acordo com a nova regra, caso um benefício não seja sacado por mais de 60 dias, ou seja, dois meses, os aposentados, pensionistas e outros beneficiários poderão ser suspensos definitivamente do INSS.
Essa regra, no entanto, não vale para todo mundo, mas apenas para os beneficiários que recebem com o chamado cartão magnético, método que é comumente utilizado por pessoas que não possuem conta corrente.
Em caso de suspensão, os valores dos benefícios suspensos devem ser devolvidos para autarquia. Nesse caso, a reativação do pagamento pode ser solicitada através do aplicativo e site do Meu INSS, ou pela central de atendimento 135.
Assim, é possível afirmar que mesmo os segurados que tiveram a suspensão da aposentadoria por falta de saque, poderão solicitar essa reativação de maneira remota, ou seja, sem a necessidade de sair de casa.
“Se o motivo para nomear o procurador for problema de saúde, doença contagiosa, dificuldade ou impossibilidade de locomoção, é necessário apresentar um atestado médico que comprove essa situação. No caso de internação, é preciso entregar a declaração da clínica”, diz o Ministério da Previdência.
“Já se for se ausentar por viagem, o beneficiário deve apresentar declaração escrita, informando se a viagem é no país ou ao exterior e o tempo de duração. É necessário que a procuração seja assinada”, completa a pasta.
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do INSS para as pessoas que recebem o piso previdenciário nacional:
Agora, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do INSS para as pessoas que recebem qualquer valor acima do piso previdenciário nacional:
Para este ano de 2025, o governo federal já estabeleceu que o aumento dos pagamentos do INSS vai considerar a inflação desse ano de 2024, e o Produto Interno Bruto (PIB) de 2 anos antes, considerando uma limitação de 2,5% ao ano.
Ficou difícil de entender? Não tem problema. Na prática, estamos falando que o piso previdenciário nacional vai passar dos R$ 1.412 para R$ 1.518 a partir de 2025.
Considerando que o mesmo padrão dos anos anteriores seja mantido, o governo federal poderá anunciar as novas datas de pagamento do 13º salário do INSS até março de 2025.
Seguindo o que aconteceu nos anos anteriores, as duas parcelas devem ser pagas entre os meses de abril e junho. Mas, como dito, é necessário esperar por uma confirmação oficial do governo federal.
Aos segurados do INSS, a principal dica é ficar atento às atualizações e acompanhar as notícias para não perder nenhum tipo de informação sobre o benefício em questão.
É importante notar, contudo, que nem todos os beneficiários do INSS receberão esse patamar. Alguns segurados recebem valores acima de um salário mínimo. Nesse caso, a correção vai acontecer, mas apenas de acordo com a inflação, o que dá um patamar menor de elevação
Em meio à correria do dia a dia, enviar frases de boa noite para amigos é uma forma simples e…
A busca por segurança financeira leva muitos brasileiros a questionar se a contribuição ao INSS será suficiente para manter o…
Nos últimos anos, as novelas turcas conhecidas como "dizis" se tornaram fenômenos de audiência no mundo todo. Com enredos envolventes,…
Setembro está chegando com novidades para quem depende do Bolsa Família! O calendário do Bolsa Família 2025 já está disponível…
penteado com lenço conquistou espaço definitivo entre as tendências de beleza em 2025. Prático, versátil e cheio de personalidade, o…
O Nubank trouxe uma novidade que promete facilitar a vida financeira de muitos brasileiros: o parcelamento de boletos diretamente pelo…