INSS

Alerta do INSS: O Que Acontece Quando Você Não Saca Seu Benefício por 60 Dias?

Nova regra estabelecida pelo INSS indica um limite de tempo para que o aposentado saque a sua aposentadoria

Uma nova regra estabelecida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está causando repercussão entre os segurados. A nova norma gira em torno do prazo estabelecido para que os cidadãos saquem o dinheiro da aposentadoria, pensão ou outro benefício.

De acordo com a nova regra, caso um benefício não seja sacado por mais de 60 dias, ou seja, dois meses, os aposentados, pensionistas e outros beneficiários poderão ser suspensos definitivamente do INSS.

Essa regra, no entanto, não vale para todo mundo, mas apenas para os beneficiários que recebem com o chamado cartão magnético, método que é comumente utilizado por pessoas que não possuem conta corrente. 

Artigos relacionados

Como funciona a suspensão do INSS

Em caso de suspensão, os valores dos benefícios suspensos devem ser devolvidos para autarquia. Nesse caso, a reativação do pagamento pode ser solicitada através do aplicativo e site do Meu INSS, ou pela central de atendimento 135.

Assim, é possível afirmar que mesmo os segurados que tiveram a suspensão da aposentadoria por falta de saque, poderão solicitar essa reativação de maneira remota, ou seja, sem a necessidade de sair de casa. 

“Se o motivo para nomear o procurador for problema de saúde, doença contagiosa, dificuldade ou impossibilidade de locomoção, é necessário apresentar um atestado médico que comprove essa situação. No caso de internação, é preciso entregar a declaração da clínica”, diz o Ministério da Previdência. 

“Já se for se ausentar por viagem, o beneficiário deve apresentar declaração escrita, informando se a viagem é no país ou ao exterior e o tempo de duração. É necessário que a procuração seja assinada”, completa a pasta. 

O calendário de pagamentos

Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do INSS para as pessoas que recebem o piso previdenciário nacional:

  • Número final do benefício 1: 27 de janeiro
  • Número final do benefício 2: 28 de janeiro
  • Número final do benefício 3: 29 de janeiro
  • Número final do benefício 4: 30 de janeiro
  • Número final do benefício 5: 31 de janeiro
  • Número final do benefício 6: 3 de fevereiro
  • Número final do benefício 7: 4 de fevereiro
  • Número final do benefício 8: 5 de fevereiro
  • Número final do benefício 9: 6 de fevereiro
  • Número final do benefício 0: 7 de fevereiro

Agora, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do INSS para as pessoas que recebem qualquer valor acima do piso previdenciário nacional:

  • Final 1 e 6: 3 de fevereiro de 2025
  • Final 2 e 7: 4 de fevereiro de 2025
  • Final 3 e 8: 5 de fevereiro de 2025
  • Final 4 e 9: 6 de fevereiro de 2025
  • Final 5 e 0: 7 de fevereiro de 2025

O novo valor do INSS

Para este ano de 2025, o governo federal já estabeleceu que o aumento dos pagamentos do INSS vai considerar a inflação desse ano de 2024, e o Produto Interno Bruto (PIB) de 2 anos antes, considerando uma limitação de 2,5% ao ano.

Ficou difícil de entender? Não tem problema. Na prática, estamos falando que o piso previdenciário nacional vai passar dos R$ 1.412 para R$ 1.518 a partir de 2025.

Alerta do INSS: O Que Acontece Quando Você Não Saca Seu Benefício por 60 Dias?
INSS volta a fazer pagamentos no dia 27. Imagem: Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil

Quando o governo federal deve anunciar as datas do 13º do INSS?

Considerando que o mesmo padrão dos anos anteriores seja mantido, o governo federal poderá anunciar as novas datas de pagamento do 13º salário do INSS até março de 2025.

Seguindo o que aconteceu nos anos anteriores, as duas parcelas devem ser pagas entre os meses de abril e junho. Mas, como dito, é necessário esperar por uma confirmação oficial do governo federal.

Aos segurados do INSS, a principal dica é ficar atento às atualizações e acompanhar as notícias para não perder nenhum tipo de informação sobre o benefício em questão.

É importante notar, contudo, que nem todos os beneficiários do INSS receberão esse patamar. Alguns segurados recebem valores acima de um salário mínimo. Nesse caso, a correção vai acontecer, mas apenas de acordo com a inflação, o que dá um patamar menor de elevação

Aecio de Paula

Formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em Direitos Humanos com foco em discurso de defesa das minorias sociais em processos eleitorais internacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo