Você tentou atendimento no INSS e encontrou as portas fechadas? A suspensão temporária das agências nesta semana pegou milhares de brasileiros de surpresa e pode afetar perícias, benefícios e agendamentos. Veja até quando vai a paralisação e como garantir atendimento durante o período.
Por que as agências do INSS estão fechadas?
O INSS informou que o fechamento se deve a um processo de modernização de sistemas e infraestrutura, com o objetivo de aprimorar o atendimento à população. Durante esse período, a promessa é de melhorias tecnológicas, para garantir serviços mais ágeis e eficientes após a reabertura.
A necessidade de modernização foi apontada após diversas reclamações de lentidão, instabilidades nos sistemas antigos e filas nas agências físicas, prejudicando principalmente quem precisa de serviços essenciais, como concessão de benefícios do INSS e perícia médica.
Até quando as agências do INSS ficam fechadas?
As agências da Previdência Social não realizarão atendimento presencial nos dias 28, 29 e 30 de janeiro, com a interrupção começando às 19h do dia 27 de janeiro até 1º de fevereiro, sendo retomados na segunda-feira, 2 de fevereiro. O fechamento é temporário de 3-4 dias.
Indisponibilidade temporária dos canais digitais do INSS
Durante o processo de modernização dos sistemas, o portal Meu INSS e a Central Telefônica 135 estão temporariamente fora do ar desde as 19h do dia 27 de janeiro, com previsão de retorno apenas no dia 31. Nesse período, não é possível realizar atendimentos, consultas ou solicitações pelos canais digitais.
Após a normalização dos sistemas, os cidadãos poderão voltar a utilizar os serviços online do INSS por meio dos seguintes canais oficiais:
- Meu INSS: O portal Meu INSS reúne diversos serviços, como consulta de andamento de benefícios, agendamento, pedidos de aposentadoria e envio de documentos.
- Aplicativo Meu INSS: Disponível para Android e iOS, permite o acesso rápido a serviços essenciais, atualização de dados, consulta de calendário e solicitação de auxílios.
- Central 135: Atendimento telefônico gratuito, de segunda a sábado, das 7h às 22h.
O que fazer se seu atendimento foi reagendado
Quem possuía atendimento presencial marcado para o período de fechamento será comunicado por SMS, e-mail ou telefone sobre o novo agendamento assim que as agências voltarem a funcionar. Confira os passos recomendados:
- Acompanhe seu protocolo no Meu INSS para saber qual será a nova data do atendimento.
- Mantenha seus contatos atualizados no cadastro, evitando perder notificações da Previdência.
Pagamentos de benefícios não serão afetados pelo fechamento
Durante o fechamento das agências do INSS para modernização dos sistemas, os pagamentos de aposentadorias, pensões e outros benefícios continuam normalmente, sem atrasos ou interrupções.
Embora os atendimentos presenciais e digitais fiquem temporariamente indisponíveis, o sistema de pagamentos funciona de forma independente, garantindo o recebimento nas datas programadas.
Para quem aguarda a concessão de um novo benefício, pode haver pequeno atraso na análise, mas o processo será retomado normalmente após o retorno dos sistemas em 1º de fevereiro.
Para não perder mais novidades sobre o INSS, continue acessando o portal Idosos Brasil.
Assista o vídeo a seguir e confira as datas de pagamento do seu benefício do INSS:
















Debate sobre post