Notícias

5 dicas para adiantar a ceia de Natal e ficar mais tempo com a sua família

Como preparar sua ceia de Natal com antecedência e reduzir a correria.

A ceia de Natal é, sem dúvida, um dos momentos mais esperados da noite, repleta de comida deliciosa, boa companhia e muita celebração. No entanto, o preparo de tantos pratos pode ser cansativo e tomar muito tempo, deixando quem está encarregado de cozinhar exausto. Para garantir que você tenha mais tempo para curtir a ceia com a família e amigos, separamos cinco dicas para adiantar o preparo da sua ceia e aproveitar o clima natalino com mais tranquilidade.

1. Marinar e preparar as carnes com antecedência

As carnes são um dos pratos principais da ceia de Natal, e o tempo dedicado ao preparo pode ser uma das maiores fontes de estresse. Para tornar esse processo mais tranquilo, você pode marinar as carnes um dia antes e até mesmo deixá-las prontas para assar no dia seguinte.

Como fazer:

  • Prepare as marinadas para carnes como pernil, frango, ou até mesmo carne de boi no dia anterior à ceia. Deixe as carnes marinando na geladeira para que ganhem sabor.
  • Caso prefira uma preparação ainda mais antecipada, você pode já congelar as carnes fatiadas e submersas em molho. Isso evita que a carne se resseque durante o processo de descongelamento e garante que ela se mantenha suculenta.

Dica extra:

Ao reaquecer as carnes, você pode adicionar o caldo que sobrou da frigideira ou da panela de cozimento, o que vai manter a suculência e o sabor do prato.

2. Congelar pratos prontos para aquecer no dia da ceia

Além de marinar as carnes com antecedência, é possível adiantar outros pratos tradicionais, como farofas, tortas salgadas e até mesmo algumas guarnições. Preparar esses pratos no dia anterior e congelá-los pode ser uma excelente maneira de evitar a correria de última hora.

Como fazer:

  • Prepare pratos como farofas, risotos ou até pratos como bacalhau, lombo e massas. Assim, no dia de Natal, basta retirá-los do congelador e aquecer.
  • O segredo para não perder a qualidade dos alimentos é descongelar na geladeira de um dia para o outro e, na hora de esquentar, cobrir os pratos com papel-alumínio. Isso ajuda a manter o prato quente e suculento.

3. Evite congelar alimentos que não ficam bem após descongelados

Nem todos os alimentos podem ser congelados com sucesso, especialmente os que contêm creme de leite ou amido de milho. Alimentos como mousses, sobremesas com cremes e receitas espessadas com amido de milho não devem ser congelados, pois podem talhar ao descongelar, perdendo sua textura e sabor.

Alimentos a evitar no congelamento:

  • Doces com creme de leite: Mousses, pudins e outros doces cremosos podem ficar com aspecto talhado.
  • Alimentos com alta concentração de água: Tomate cru, pepino e abobrinha não são indicados para o congelamento, pois perdem a crocância e ficam moles.
  • Arroz: O arroz tende a absorver muita água durante o processo de congelamento, o que pode comprometer sua textura quando reaquecer.

Deixe esses pratos e ingredientes para preparar no próprio dia da ceia.

4. Facilite as compras de Natal com supermercado online

Evitar a maratona de compras no supermercado, especialmente na correria do fim de ano, é uma das melhores formas de ganhar tempo para curtir a preparação da ceia com calma. Ao fazer compras online, você elimina a necessidade de enfrentar longas filas e garante que todos os itens necessários para a ceia cheguem diretamente à sua casa.

Como fazer:

  • Utilize plataformas de supermercado online, que oferecem uma grande variedade de produtos para sua ceia de Natal.
  • Escolha os itens com antecedência, selecione a forma de entrega mais conveniente para você e receba tudo no conforto do seu lar. Isso vai garantir que você tenha mais tempo para se concentrar em preparar os pratos e aproveitar a companhia de quem você ama.
Dicas de Preparação para uma Ceia de Natal Deliciosa e Sem Correria
Dicas de preparação para uma ceia de Natal deliciosa e sem correria. Imagem: Freepik

5. Deixe as saladas e sobremesas para o final

Embora a carne possa ser preparada e congelada, as saladas e sobremesas frescas não se prestam ao congelamento. Além disso, esses pratos exigem pouca preparação no dia da ceia e não vão tomar muito tempo.

Como fazer:

  • Prepare as saladas, como salada de maionese, frutas e legumes frescos, no próprio dia da ceia para garantir que mantenham sua textura e sabor.
  • Sobremesas como tortas de frutas, pavês e outras delícias também devem ser preparadas no dia, garantindo frescor e qualidade no momento de servir.

Isabelli Ferreira

Graduanda em LETRAS Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Redatora do Grupo Sena Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo