O ano de 2025 chegou, e com ele começa também uma preocupação de boa parte dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Afinal de contas, será obrigatório realizar a prova de vida no decorrer dos próximos meses?
De acordo com informações oficiais da própria autarquia, depois de um ano de pausa, o fato é que em 2025 o Instituto vai voltar a exigir a prova de vida para a manutenção de benefícios pagos pelo órgão. E essa obrigação já começa a valer a partir desse mês de janeiro
No ano passado, uma portaria assinada pelo Ministério da Previdência Social previa a proibição da suspensão de benefícios por falta de comprovação da prova de vida. Essa portaria, no entanto, expirou oficialmente no último dia 31 de dezembro.
A prova de vida é um procedimento que precisa ser realizado todos os anos pelo INSS, que deve comprovar que o beneficiário está vivo, e que consequentemente precisa seguir recebendo seu benefício previdenciário.
Atualmente, o sistema de realização da prova de vida precisa ser feito pelo próprio INSS através da consulta de dados recebidos de outros órgãos públicos federais para realizar o cruzamento de informações de cidadãos.
Ao receber essas informações, o Instituto terá um indicativo de vida do beneficiário e vai criar uma base de dados sobre essa pessoa. Essa base vai reunir diversas interações deles com entes públicos ou privados.
Quando essas interações ao longo do ano forem consideradas suficientes, o sistema vai indicar que a prova de vida foi realizada, garantindo a continuidade do benefício até o próximo ciclo.
Abaixo, você pode conferir uma lista de ações que podem ser consideradas como interações válidas para a realização da prova de vida nesse ano de 2025:
Para saber se a sua prova de vida já foi aprovada pelo INSS, não é preciso sair de casa. Essa consulta pode ser feita através de aplicativo ou site do Meu INSS. Além disso, você pode entrar em contato com o próprio Instituto através de número 135.
Vale lembrar que, caso você não queira esperar pela definição do INSS, pode realizar o procedimento da prova de vida da maneira tradicional, ou seja, indo até o banco em que recebe a sua aposentadoria para realizar a comprovação.
É muito importante lembrar que qualquer procedimento envolvendo a realização da prova de vida precisa ser feito apenas através dos canais oficiais.
É comum que criminosos se aproveitem deste momento para tentar enganar pessoas. Portanto, evite clicar em links que prometem uma rápida realização da fé de vida, porque existe uma grande oportunidade de se tratar de um golpe.
Em meio à correria do dia a dia, enviar frases de boa noite para amigos é uma forma simples e…
A busca por segurança financeira leva muitos brasileiros a questionar se a contribuição ao INSS será suficiente para manter o…
Nos últimos anos, as novelas turcas conhecidas como "dizis" se tornaram fenômenos de audiência no mundo todo. Com enredos envolventes,…
Setembro está chegando com novidades para quem depende do Bolsa Família! O calendário do Bolsa Família 2025 já está disponível…
penteado com lenço conquistou espaço definitivo entre as tendências de beleza em 2025. Prático, versátil e cheio de personalidade, o…
O Nubank trouxe uma novidade que promete facilitar a vida financeira de muitos brasileiros: o parcelamento de boletos diretamente pelo…