Categories: Aposentadoria Auxílio-Doença INSS

14º salário para aposentados: Aprovado? Descubra quem tem direito ao benefício

Esclareça tudo o que você precisa saber sobre o 14º salário para aposentados.

Share

O 13º salário é um benefício muito aguardado pelos trabalhadores brasileiros. Ele ajuda a aliviar as contas de fim de ano e pode ser uma ótima oportunidade para quitar dívidas ou até mesmo fazer um extra. No entanto, aposentados e pensionistas do INSS também já receberam o que pode ser considerado o “13º” em um momento diferente, no primeiro semestre, de acordo com um decreto presidencial. Esse pagamento ocorre entre maio e junho, mas um novo benefício, o 14º salário, tem gerado muitas expectativas. A proposta está sendo discutida, mas ainda não foi aprovada.

O Que é o 14º salário?

O 14º salário é uma proposta de pagamento adicional para os aposentados e pensionistas do INSS. Este benefício extra foi sugerido como uma forma de aumentar a renda dos brasileiros que já são aposentados ou recebem pensão. De acordo com a proposta inicial, o valor seria o mesmo que o 13º salário, ou seja, seria um pagamento a mais, proporcional ao valor do benefício regular do INSS.

O Projeto de Lei 4367/2020

A discussão sobre o 14º salário para aposentados começou com o Projeto de Lei (PL) 4367/2020, que propunha a criação desse benefício adicional. O PL foi apresentado com o objetivo de oferecer mais uma ajuda financeira para os aposentados, principalmente após um ano de dificuldades econômicas. No entanto, o projeto ainda não foi aprovado no Congresso Nacional. Até agora, ele está em processo de discussão, e, na melhor das hipóteses, a aprovação só deve ocorrer em 2025.

O valor do 14º salário foi estipulado, em seu texto original, como sendo igual ao do 13º salário, mas, com os cortes de gastos do governo e a crise fiscal, ainda não há uma previsão oficial de quando ou se ele será realmente aprovado. Isso tem gerado grande incerteza entre os aposentados e pensionistas que esperam pelo benefício.

Quem tem direito ao 14º salário?

O 14º salário, conforme estipulado no PL 4367/2020, seria destinado a diversos grupos de beneficiários do INSS. Esses grupos são:

  1. Aposentados – Aqueles que se aposentaram por invalidez, idade ou tempo de contribuição.
  2. Pensionistas – Pessoas que recebem pensão do INSS, normalmente devido ao falecimento de um cônjuge ou ente querido.
  3. Beneficiários de auxílio-doença e auxílio-acidente – Pessoas que recebem benefícios temporários do INSS, mas que estão em situação de incapacidade para o trabalho.

Esses grupos seriam os principais beneficiários do 14º salário, caso o projeto fosse aprovado.

Qual o valor do 14º salário?

Em seu formato original, o PL 4367/2020 estabeleceu que o valor do 14º salário seria o mesmo do 13º salário. Isso significa que, assim como o 13º salário, o 14º seria calculado com base no valor que o aposentado ou pensionista já recebe mensalmente do INSS. O valor seria pago em duas parcelas, como acontece com o 13º, com a primeira geralmente ocorrendo entre agosto e setembro, e a segunda, por volta de novembro ou dezembro.

Entretanto, por conta das dificuldades fiscais do governo e das discussões sobre cortes de gastos, a aprovação do projeto do 14º salário foi adiada. Não há uma data certa para sua implementação, e é possível que o pagamento do benefício só aconteça em 2025 ou mais tarde, se o Congresso aprovar.

14º salário depende da situação fiscal do país. Imagem:
Agência Brasil

O futuro do 14º salário para aposentados

Ainda que o 14º salário tenha se mostrado uma proposta atrativa, a sua viabilidade depende da aprovação do Congresso e da situação econômica do país. O governo federal, diante do corte de gastos e das dificuldades fiscais, tem mostrado cautela em relação a novos benefícios. Além disso, a proposta de um 14º salário para aposentados enfrenta uma série de desafios econômicos, o que torna a aprovação incerta.

O governo já se comprometeu em garantir o pagamento do 13º salário aos aposentados, que é um benefício consolidado e com uma data fixa para o pagamento. No entanto, o 14º salário é visto como um auxílio adicional, e sua viabilidade depende de muitos fatores políticos e econômicos.

O que esperar?

Por enquanto, os aposentados e pensionistas devem continuar aguardando por mais informações sobre o andamento do PL 4367/2020. Não há previsão concreta para a aprovação do 14º salário, e sua implementação pode demorar. Isso significa que, até que a proposta seja aprovada e regulamentada, os aposentados devem contar com os benefícios já garantidos, como o 13º salário que, de acordo com o decreto presidencial, é pago entre maio e junho de cada ano

Thais Reis

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade Jardins. Redatora do grupo Sena Online.

Recent Posts

  • Mensagens

Boa noite, amigos! Mensagem do meu coração para o seu ❤️

Em meio à correria do dia a dia, enviar frases de boa noite para amigos é uma forma simples e…

27 de agosto de 2025, 21:29h
  • Aposentadoria

Previdência privada realmente garante aposentadoria tranquila?

A busca por segurança financeira leva muitos brasileiros a questionar se a contribuição ao INSS será suficiente para manter o…

27 de agosto de 2025, 20:19h
  • Novelas

5 novelas turcas que precisam ser lançadas no Brasil

Nos últimos anos, as novelas turcas conhecidas como "dizis" se tornaram fenômenos de audiência no mundo todo. Com enredos envolventes,…

27 de agosto de 2025, 19:29h
  • Bolsa Família

Bolsa Família de setembro já tem data para começar pagamentos!

Setembro está chegando com novidades para quem depende do Bolsa Família! O calendário do Bolsa Família 2025 já está disponível…

27 de agosto de 2025, 17:29h
  • Estética

Penteado com lenço é tendência! Veja 5 opções que darão charme ao seu visual

penteado com lenço conquistou espaço definitivo entre as tendências de beleza em 2025. Prático, versátil e cheio de personalidade, o…

27 de agosto de 2025, 15:29h
  • Diversos

Nubank oferta opção de parcelamento de boletos: veja como funciona

O Nubank trouxe uma novidade que promete facilitar a vida financeira de muitos brasileiros: o parcelamento de boletos diretamente pelo…

27 de agosto de 2025, 13:29h