Você certamente já ouviu falar no 13º salário. Esse adicional, normalmente pago no final do ano, é direcionado aos trabalhadores formais, mas também aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Em 2025, o valor estimado desse pagamento extra será equivalente ao salário mínimo vigente, fixado em R$ 1.518. Tradicionalmente, o dinheiro do 13º salário ajuda no orçamento, sobretudo das famílias mais vulneráveis.
Normalmente, o 13º salário do INSS é pago em duas parcelas diferentes, o que pode proporcionar um alívio financeiro de maneira gradual aos beneficiários.
Para o ano de 2025, no entanto, o governo federal ainda não definiu e nem divulgou o calendário oficial de pagamentos do 13º salário. Ainda não se sabe, portanto, se os repasses deverão acontecer no primeiro semestre ou no final do ano.
Caso o poder executivo siga a tendência fixada em anos anteriores, é natural esperar que os repasses sejam feitos entre os meses de abril e junho.
Mas não se preocupe. O governo federal costuma conceder essa informação com antecedência, até mesmo para que os segurados do INSS consigam se programar da melhor maneira possível.
Antes mesmo desta divulgação, qualquer segurado pode tirar dúvidas sobre a sua situação específica através dos canais oficiais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Essas verificações podem ser feitas através dos seguintes canais:
Se manter informado é uma ótima saída para evitar qualquer tipo de desencontro e garantir que o benefício seja recebido de maneira correta em sua conta.
Até aqui ainda existem muitas dúvidas em torno do pagamento do Imposto de Renda dentro do sistema do 13º salário. De fato, em alguns casos, esse abatimento pode ser feito.
Mas é preciso lembrar que parte dos aposentados e pensionistas do INSS podem ser isentos desse pagamento. O direito é concedido aos seguintes grupos:
É importante destacar que qualquer segurado pode verificar os valores reajustados pelo Estado de pagamento. Essa verificação, aliás, pode ser feita através dos seguintes canais:
Pelo Meu INSS (aplicativo ou site):
Pela rede bancária:
Se você concorda com o valor que está disposto no site ou aplicativo do Meu INSS, não há mais nada o que fazer. Nesse caso, basta esperar para que o saldo seja depositado em sua conta na data planejada.
Mas caso você perceba a presença de algum erro ou desconto indevido no seu benefício, é importante tomar as seguintes providências:
Em todos os casos, é muito importante realizar a consulta ao INSS com antecedência para verificar se os valores projetados em sua conta estão corretos. Em caso de alguma dúvida específica, o INSS disponibiliza diversos canais de atendimento para auxiliá-lo da melhor maneira possível.
O Senado Federal aprovou, em votação simbólica na quarta-feira (27 de agosto de 2025), o Projeto de Lei 2628/2022, que…
O Auxílio Gás 2025 chega com uma proposta inovadora e mais abrangente, prometendo beneficiar quase 16 milhões de famílias brasileiras.…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (27 de agosto de 2025) o decreto que oficializa a…
Em meio à correria do dia a dia, enviar frases de boa noite para amigos é uma forma simples e…
A busca por segurança financeira leva muitos brasileiros a questionar se a contribuição ao INSS será suficiente para manter o…
Nos últimos anos, as novelas turcas conhecidas como "dizis" se tornaram fenômenos de audiência no mundo todo. Com enredos envolventes,…