Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem ter uma boa notícia em breve: o governo federal estuda antecipar o pagamento do 13º salário da categoria para abril e maio, em vez do tradicional cronograma de agosto e novembro.
A medida, no entanto, ainda depende da assinatura de um decreto presidencial, esperado para até o início de abril. Ao menos é o que dizem as informações de bastidores colhidas por veículos de imprensa.
Com a aprovação do Orçamento da União pelo Congresso Nacional nesta semana, o Ministério da Previdência, responsável pelos repasses do INSS, encaminhou a proposta de adiantar os pagamentos ao Ministério da Fazenda.
Essa antecipação já foi adotada em anos anteriores, mas em 2025 ganha um peso extra: além de beneficiar diretamente os segurados, a medida deve injetar cerca de R$ 70 bilhões na economia, o que pode ajudar na recuperação do consumo e no crescimento econômico do país.
O pagamento antecipado do 13º salário do INSS será feito a aposentados e beneficiários que receberam, ao longo de 2024, algum dos seguintes auxílios:
A expectativa é que os pagamentos sigam o mesmo critério mensal do INSS:
A folha de pagamento do INSS roda na segunda semana de cada mês, o que permite que o governo finalize a operacionalização da medida rapidamente após a assinatura do decreto.
Um dos principais argumentos para a antecipação é que a medida não causa impacto fiscal, pois apenas altera o fluxo de pagamentos dentro do mesmo ano.
O governo não precisará, portanto, de recursos extras para viabilizar o adiantamento do benefício, já que teria que pagar no final do ano de qualquer maneira.
Para boa parte dos brasileiros, o 13º salário acaba sendo uma oportunidade de organizar as finanças. Como se sabe, boa parte do país está endividada, e uma parcela significativa do benefício costuma ser destinada justamente para a quitação de dívidas, sobretudo aquelas que contam com os juros altos.
Dados mais recentes divulgados pelas mais variadas instituições financeiras indicam que cerca de 40% dos brasileiros usam o 13º salário justamente para limpar o nome ou ao menos para reduzir o tamanho do seu endividamento.
Essa é uma decisão importante que pode não apenas aliviar o orçamento familiar, mas também permitir que muitas famílias sigam com as contas em dia.
Abaixo, você pode conferir um passo a passo para identificar quanto você vai receber de 13º salário nesse ano de 2025, tomando como base as regras gerais em vigência.
É importante destacar que o 12 é usado em todas as equações de todos os trabalhadores, já que em todos os casos o ano conta com 12 meses.
Logo depois, basta seguir os passos abaixo:
O resultado dessa segunda equação será o valor do seu 13º salário neste ano.
Mas afinal de contas, o que acontece com o empregador que não paga o 13º salário dentro do prazo exigido? De acordo com as leis trabalhistas, o patrão poderá ser autuado por um auditor fiscal do Ministério do Trabalho durante essa fiscalização.
Esse procedimento poderá resultar em uma multa de R$ 170,25 por empregado, que dobra no caso de reincidência registrada.
Em meio à correria do dia a dia, enviar frases de boa noite para amigos é uma forma simples e…
A busca por segurança financeira leva muitos brasileiros a questionar se a contribuição ao INSS será suficiente para manter o…
Nos últimos anos, as novelas turcas conhecidas como "dizis" se tornaram fenômenos de audiência no mundo todo. Com enredos envolventes,…
Setembro está chegando com novidades para quem depende do Bolsa Família! O calendário do Bolsa Família 2025 já está disponível…
penteado com lenço conquistou espaço definitivo entre as tendências de beleza em 2025. Prático, versátil e cheio de personalidade, o…
O Nubank trouxe uma novidade que promete facilitar a vida financeira de muitos brasileiros: o parcelamento de boletos diretamente pelo…