Em tempos de aperto, qualquer valor extra faz diferença, não é mesmo? Para quem recebe benefícios do INSS, o 13° salário pode ser exatamente o respiro necessário para organizar as finanças ou até realizar um plano adiado. Saiba agora se você vai receber ?
O famoso 13º é um pagamento extra feito todos os anos aos aposentados, pensionistas e beneficiários de alguns auxílios. Ele equivale a um mês do benefício regular e é dividido em duas parcelas: a primeira geralmente é paga entre abril e maio, e a segunda entre novembro e dezembro.
A antecipação vale para quem recebe:
Importante: quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) não tem direito ao 13º salário, pois esse benefício não prevê esse tipo de pagamento adicional.
Data de Pagamento | Beneficiários |
---|---|
24 de abril | Até um salário mínimo |
2 de maio | Acima de um salário mínimo |
Final de maio a início de junho | Segunda parcela |
Quem recebe acima de um salário mínimo começa a receber a partir de 2 de maio. Já a segunda parcela será depositada entre o final de maio e o início de junho, e pode ter desconto de Imposto de Renda para quem se enquadra nas faixas tributáveis.
Quem recebe pelo INSS pode verificar o valor do 13º salário e o cronograma de pagamento acessando o aplicativo ou site Meu INSS. O procedimento é rápido e pode ser feito da seguinte forma:
Essa ferramenta é extremamente útil para que os beneficiários possam se manter informados sobre seus direitos e valores a serem recebidos.
O repasse do 13º salário do INSS considera dois fatores principais: o último número do NIS (Número de Inscrição Social) e o valor do benefício que a pessoa recebe. Essa organização visa garantir que os beneficiários que recebem valores menores tenham acesso ao pagamento antes daqueles com rendimentos mais altos.
Os pagamentos são feitos de acordo com o seguinte esquema:
Esse método garante que todos os beneficiários sejam atendidos de maneira organizada e eficiente.
Receber o 13º salário pode ser um alívio financeiro, mas é fundamental que os beneficiários estejam atentos a alguns cuidados:
Então, antes de gastar, reflita: o que realmente importa pra você neste momento? Seja quitar uma dívida antiga, comprar um presente ou investir em algo que você ama, que esse dinheiro venha em boa hora e com sabedoria.
E se você quer mais informações úteis sobre benefícios, saúde, direitos e qualidade de vida na terceira idade, visite a nossa Página dos Idosos. Lá tem muito conteúdo feito especialmente pra você!
Em meio à correria do dia a dia, enviar frases de boa noite para amigos é uma forma simples e…
A busca por segurança financeira leva muitos brasileiros a questionar se a contribuição ao INSS será suficiente para manter o…
Nos últimos anos, as novelas turcas conhecidas como "dizis" se tornaram fenômenos de audiência no mundo todo. Com enredos envolventes,…
Setembro está chegando com novidades para quem depende do Bolsa Família! O calendário do Bolsa Família 2025 já está disponível…
penteado com lenço conquistou espaço definitivo entre as tendências de beleza em 2025. Prático, versátil e cheio de personalidade, o…
O Nubank trouxe uma novidade que promete facilitar a vida financeira de muitos brasileiros: o parcelamento de boletos diretamente pelo…